IA que protege bombeiros vence desafio global da IBM

1 min de leitura
Imagem de: IA que protege bombeiros vence desafio global da IBM

A startup Prometeo recebeu o prêmio máximo no desafio global Call for Code, por desenvolver um dispositivo que identifica riscos à vida de bombeiros em ação. A revelação ocorreu em evento realizado pela gigante da computação, IBM, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, Estados Unidos.

No total, a competição focada em inovações computacionais para solução de problemas globais premiou cinco classificados. Contudo, Prometeo ficou com o primeiro lugar devido à sua criação, que consiste em um dispositivo com Inteligência Artificial (IA) baseado no sistema de machine learning, Watson, da IBM.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O dispositivo desenvolvido pela startup espanhola, tem o tamanho de um celular e fica acoplado ao braço do usuário, de onde, através da IA consegue medir indicativos como temperatura, e quantidades de fumaça e umidade. A partir disso, o aparelho emite sinais de luz, onde o verde significa que está tudo bem, mas amarelo ou vermelho mostra que o usuário está em perigo.

Fonte: IBM/Divulgação

A dona do produto, Salomé Valero, explicou à IBM que o Prometeo foi desenvolvido para resolver um problema real que os bombeiros enfrentam. “Eles não possuem estratégias individuais para protegê-los dos efeitos cumulativos da fumaça e substâncias tóxicas que podem inalar durante o combate a incêndios”, disse Valero.

No desenvolvimento do projeto, a equipe contou com a experiência de 33 anos do ex-bombeiro, Joan Herrera. Em seus anos de trabalho, ele sofreu com dores de cabeça e problemas respiratórios causados pela inalação de fumaça. A experiência dele, serviu como motivação para a equipe, na criação de um dispositivo inteligente.

Como informa o TechCrunch, agora a equipe está focada em angariar fundos para colocar a nova IA em testes, na Espanha. O prêmio de US$ 200 mil ou cerca de R$ 830 mil, do desafio, deve servir como propulsor para alcançar este objetivo.

Outros vencedores

O prêmio de segundo lugar foi para o projeto Sparrow, que consiste em uma plataforma que converge diversos serviços de saúde mental e física para um ponto, com a finalidade de ajudar em tempo real as vítimas de desastres naturais. O terceiro lugar ficou com o projeto Rove, que possui um conceito parecido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.