Especialistas descobrem malware que modifica Chrome e Firefox

1 min de leitura
Imagem de: Especialistas descobrem malware que modifica Chrome e Firefox

Especialistas em segurança digital da Kaspersky, desenvolvedora russa de softwares, descobriram um novo tipo de malware que atinge usuários do Chrome e Firefox. Em relatório recente, o grupo chamou o vírus de Reductor e o categorizou como um "Cavalo de Tróia de Acesso Remoto (RAT)", que pode invadir uma máquina via rede de acesso e abrir brecha para usuários mal-intencionados carregarem e baixarem dados ou executarem ações de outro local.

Segundo os pesquisadores, o Reductor entrou em ação por meio de instaladores de arquivos já modificados, como o Internet Download Manager. Notaram, ainda, suas operações em PCs invadidos com uma cadeia de vírus chamada COMPfun, logo após receberem alguns comandos. Nessas situações, o RAT acessou os locais de arquivo dos navegadores e os substituiu por versões infectadas. Apesar dessas comprovações, os analistas não identificaram em qual tipo de crime os criadores do Reductor utilizam os dados roubados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Pixabay)

Medidas de segurança

Inicialmente, as atividades foram percebidas apenas em computadores da Rússia e Bielorrússia, portanto não representam perigo a pessoas de outros países. Também vale ressaltar que, quando há descobertas desse tipo, empresas especializadas em segurança, como a Kaspersky, adicionam o nome do novo malware em um banco de dados, pois é assim que um antivírus ou software de escaneamento pode detectar uma ameaça e eliminá-la de um dispositivo; logo, mantenha sempre sua máquina atualizada e evite o download de programas de origem desconhecida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.