Game mostra preconceito por trás de algoritmo de apps de relacionamento

1 min de leitura
Imagem de: Game mostra preconceito por trás de algoritmo de apps de relacionamento

O game MonsterMatch — disponível somente em inglês — pretende revelar o viés preconceituoso dos algoritmos de aplicativos de namoro. Lançado recentemente, o jogo é de autoria do desenvolvedor Ben Berman e do designer Miguel Perez e tem como objetivo simular o funcionamento desse tipo de app na prática. Contudo, no lugar de imagens de humanos, o game usa perfis de monstros. O projeto inicial da dupla  ganhou o prêmio Creative Media Awards 2018, da Mozilla.

Para jogar o MonsterMatch é bem fácil: basta criar um personagem e depois deslizar a tela para visualizar outros perfis de monstros. Assim como em um app de relacionamento, será possível ignorar, rejeitar ou selecionar um usuário que seja de seu interesse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

À medida que essa interação ocorre, o algoritmo do MonsterMatch começa a funcionar, fazendo recomendações e mostrando aos usuários como o seu sistema funciona. Dessa forma, alguns candidatos também começam a se repetir enquanto a tela do MonsterMatch é deslizada.

Perfil recomendado no game MonsterMatch. (Fonte: MonsterMatch/Reprodução).

Algoritmo de filtragem colaborativa

Isso acontece porque a maioria dos apps de relacionamentos usa um tipo de algoritmo de filtragem colaborativa, algo semelhante àqueles que fazem sugestões no Spotify e de produtos em e-commerces.

Esse tipo de algoritmo, como o próprio nome sugere, analisa decisões anteriores de outros usuários para prever novas preferências, o que pode reduzir as chances de certos tipos específicos de perfil serem vistos. Assim, o algoritmo pode passar a reter alguns usuários em detrimento de outros.

“A filtragem colaborativa [em apps de namoro] significa que os usuários mais antigos e mais numerosos do aplicativo têm influência excessiva nos perfis que os usuários veem posteriormente”, destaca o blog da MonsterMatch. Devido a esse fator, correspondências étnicas e de orientação sexual podem ser ignoradas.

MonsterMatch explica como seu algoritmo funciona em algumas recomendações. (Fonte: MonsterMatch/Reprodução)

Objeto de estudo e discussões

O uso de algoritmos está interligado ao aprendizado de máquina, no qual suas decisões passam a ser tomadas com base em bancos de dados. Caso esses últimos representem determinados padrões com relação à raça ou orientação sexual, por exemplo, a tendência é que o algoritmo passe a se comportar conforme essa lógica.

O assunto tem sido discutido em várias áreas e já foi inclusive tema de estudos científicos. A principal reivindicação é que algumas questões éticas sejam determinadas quando esse tipo de tecnologia for aplicada em alguma ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.