Projeto da NZN com IBM Brasil usa IA para avaliar perfil de desenvolvedores

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Projeto da NZN com IBM Brasil usa IA para avaliar perfil de desenvolvedores

A NZN e a IBM uniram forças para levar uma experiência com uso de inteligência artificial a programadores e desenvolvedores. Foram investidos 5 meses na concepção e criação do projeto, que vai analisar e processar informações fornecidas pelos usuários que desejam conhecer o perfil de desenvolvedor ao qual pertencem.

Batizado de IBM Profile Definer, o projeto ganhou uma aplicação personalizada dentro do site TecMundo, consistindo-se em mapear automaticamente o perfil de cada desenvolvedor, com base principalmente em sua atividade no Stack Overflow, plataforma de interação utilizada pelos profissionais.

Um assistente virtual vai completar o perfil de desenvolvedores que não possuam informações suficientes na plataforma para realizar o mapeamento automático de seu perfil. Para isso serão utilizadas perguntas e respostas de qualificação para os developers para a avaliação de seu perfil.

Suas especialidades

O objetivo do projeto é trazer conteúdo especializado para o perfil mapeado, como entregar linhas de código na linguagem do desenvolvedor e outros conteúdos didáticos conforme as suas respectivas áreas de atuação (front-end, back-end, DevOps etc.).

Também fornece informações detalhadas e técnicas sobre como foi a construção da interação com as ferramentas IBM, permitindo que cada participante possa testar na prática as soluções de IBM Cloud. Ao finalizar o mapeamento, cada desenvolvedor terá um perfil personalizado com badges que representam suas habilidades, níveis de conhecimento e personalidade no mundo dos códigos.

Cloud computing se estabeleceu como uma plataforma de democratização a tecnologias de ponta para os desenvolvedores

“Cloud computing se estabeleceu como uma plataforma de democratização a tecnologias de ponta para os desenvolvedores. Esse é um público criativo e apaixonado que tem ideias muito inovadoras sobre como aplicar novas tecnologias como o Watson. Neste contexto, a IBM se posiciona como um catalisador e oferece importantes contribuições de tecnologia, liderança em ciência de dados e experiência de longa data com a comunidade de desenvolvedores. Fornecendo de ferramentas de cloud & IA para desenvolvedores em startups, universidades, e nas empresas, a IBM é um dos poucos parceiros corporativos capaz de oferecer roteiros de aprendizado e desenvolvimento de carreira para comunidades de desenvolvedores em todo o mundo", explica Marcos Paraíso, Executivo de IBM Cloud Platform da IBM Brasil.

A NZN possui em sua rede um público de 1,5 milhão de pessoas interessadas especificamente em conteúdos relacionados a desenvolvimento e ainda utiliza em seus produtos, diariamente, a tecnologia IBM Cloud. Isso contribuiu para a criação de um projeto feito integralmente com as ferramentas da empresa americana.

Para a diretora de Comunicação e Marketing da NZN, Tayara Simões, “Poder desenvolver um projeto de tecnologia com foco em comunicação em conjunto com uma empresa que está presente no nosso dia a dia e no desenvolvimento dos nossos próprios produtos realmente é um desafio motivador. A NZN tem trabalhado constantemente para oferecer tecnologias voltadas à produção de conteúdo, e é um enorme prazer ter esse case da IBM e a confiança da marca em nossos projetos para um público tão específico”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.