App Poder do Voto permite acompanhar políticos e criticar projetos de lei

1 min de leitura
Imagem de: App Poder do Voto permite acompanhar políticos e criticar projetos de lei

A instituição sem fins lucrativos Poder do Voto lança um app para que todas possam acompanhar a trajetória política e os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Disponível para iOS e para Android, o utilitário permite monitorar as discussões e também criticar os textos em votação.

Com o Poder do Voto você pode seguir até três senadores e um deputado e saber como eles votaram, além de poder comentar se é a favor ou contra suas propostas. Ao se cadastrar, também recebe alertas de matérias relevantes, antes que elas sejam decididas em plenário. “Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”, explica o idealizador Mario Mello.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mello disse que as opiniões dos usuários são enviadas para os e-mails dos parlamentares. “O aplicativo tenta resolver três problemas: amnésia política, acompanhamento do parlamentar e responder à pergunta: ele representa ou não me representa?”.

poder do votoFonte: Play Store

O objetivo, segundo Mello, é fortalecer a cidadania. “É um instrumento de participação e cobrança, e o binóculo representa esse marco: transparência e aproximação com a atividade parlamentar.” A iniciativa a boa e seria melhor se fosse possível observar um número maior de políticos e até outros cargos relacionados — mas, por si, só a ferramenta já é um bom começo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.