Nova versão do Windows 10 separa a barra de busca e a assistente Cortana

1 min de leitura
Imagem de: Nova versão do Windows 10 separa a barra de busca e a assistente Cortana

Microsoft anunciou ontem, 16, uma nova versão de testes do Windows 10 que tem como principal novidade a separação da assistente inteligente Cortana e a barra de buscas do sistema operacional.

Já disponível para os participantes do programa Insiders, a build 18317 do sistema operacional coloca a Cortana como um novo ícone na barra de tarefas, fora do espaço para pesquisas em texto. A imagem abaixo, divulgada pela própria Microsoft, mostra a aparência da área de tabalho com a mudança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a Microsoft, o objetivo da alteração é aprimorar o funcionamento dos dois recursos. "Alguns Insiders já estão com esse update por algumas semanas, e nós agradecemos todas as opiniões que estamos recebendo sobre isso até agora", disse a empresa no blog do Windows 10. Com a divisão, a barra de pesquisa será mais concisa e poderá fazer buscas mais precisas e rápidas no computador e serviços da Microsoft.

Além disso, a Microsoft poderá investir em mais ferramentas para a Cortana e tentar abocanhar mais espaço no mercado de assistentes digitais, que tem ganhado tração nos últimos anos em países como Estados Unidos e China. Com a popularização de produtos conectados e cada vez mais empresas lançando speakers voltados para assistentes de voz, o mercado atualmente é dominado pela Alexa, da Amazon, e a Google Assistente.

As novidades que estão sendo testadas na build 18317 devem começar a chegar para todos os usuários do Windows 10 em abril, quando a Microsoft deve lançar a próxima grande atualização para o sistema operacional.  O que você achou da mudança? Deixe sua opinião nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.