Chrome OS suportará distros Linux específicas para execução de apps

1 min de leitura
Imagem de: Chrome OS suportará distros Linux específicas para execução de apps

Desde meados de 2018, o Chrome OS suporta a execução de apps Linux por meio de uma distribuição derivada do Debian, que roda sobre um ambiente virtualizado. A função permite que grande parte dos usuários tenham seus apps Linux à disposição, sem precisar utilizar outro equipamento.

No entanto, para uma empresa que possui uma distribuição própria, baseada em kernel Linux, é necessário maior versatilidade desse recurso. Pensando nisso, a Google está buscando uma forma de possibilitar que as empresas forneçam uma distribuição Linux alternativa para dispositivos gerenciados do Chrome OS, por meio da política de dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aproveitando a variabilidade do kernel Linux, algumas empresas desenvolvem distros que visam atender interesses específicos, ao passo que funções desnecessárias podem ser excluídas, a fim de aumentar a segurança do sistema. Esse é o caso da própria Google, que mantém a distro gLinux, moldada de acordo com as necessidades da companhia.

O suporte a distros alternativas será implementado de modo que os administradores de dispositivos possam inserir a URL da ISO diretamente no Chrome OS, que vai efetuar o download checando informações de hash (para manter a integridade do arquivo) e, caso necessário, a chave de licença. Nos dispositivos Chromebooks gerenciados, o sistema vai fazer o download da distro e instalar todos os pacotes necessários para seu pleno funcionamento.

Por enquanto, a Google não divulgou se os usuários não gerenciados poderão escolher sua própria distro nem se a ISO precisará ser modificada para funcionar no Chrome OS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.