Bug no app do Skype permite acesso a recursos de smartphones bloqueados

1 min de leitura
Imagem de: Bug no app do Skype permite acesso a recursos de smartphones bloqueados

Recentemente, surgiu no app do Skype para Android uma nova brecha de segurança, que permite que um usuário tenha acesso aos dados de um smartphone sem precisar que o dono o desbloqueie com a senha.

O erro foi descoberto por Florian Kunushevci, que logo tratou de informar a Microsoft a respeito da falha de segurança. O caçador de bugs descreveu o problema: essa falha possibilita que a pessoa que esteja com o celular receba uma chamada do Skype, atenda-a e, então, consiga acessar fotos do dispositivo, contatos da agenda, envio de mensagens e todas as outras funções — tudo isso sem precisar do desbloqueio da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Florian descobriu o bug enquanto utilizava o aplicativo. Segundo ele, pensou em checar se havia alguma parte do app do Skype que permitisse ver mais opções do que o indicado. Para ele, essa falha é causada por problemas de design e de codificação.

O bug afeta todas as versões do Skype no Android, de acordo com Florian. As versões do app mudam de acordo com a versão do Android utilizada no dispositivo do usuário mas, de qualquer forma, o ideal é atualizar o aplicativo para garantir as melhorias de segurança ou estabilidade. A Microsoft se atentou à questão e liberou a nova versão do app no final de dezembro do ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.