Google Maps inaugura novo e mais rápido menu de compartilhamento do Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps inaugura novo e mais rápido menu de compartilhamento do Android
Imagem: curtamais

Google Maps foi flagrando trazendo um novo menu de compartilhamento, bem aos moldes do que prometeu Dave Burke, chefe de desenvolvimento do Android na Google, em novembro deste ano. Burke falou que a empresa estava preparando uma nova interface para esse menu que não apenas seria mais rápida, mas também mais simples de usar.

O menu de compartilhamento nativo do Android é bastante lento e carrega em “parcelas”. Ao tocar no ícone para enviar algo externamente, o celular primeiro carrega um leque de opções de apps que aceitam aquele conteúdo e, segundos depois, você vê um leque de contatos específicos já atrelados a alguns apps mais usados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

COMPARTILHAmentoNovo formato de compartilhamento ocupa menos espaço na tela

Esse carregamento lento em duas etapas muitas vezes gera confusão nos usuários e pode permitir toques errados ou desnecessários. A situação já é assim há várias versões do Android, inclusive nos próprios Pixels, os smartphones da Google.

O novo menu inaugurado no Google Maps traz um carrossel com rolagem lateral para contatos e outros para apps específicos. Há ainda um campo no qual você pode pesquisar pessoas que não estão no primeiro carrossel.

Grande parte dos usuários da versão 10.6.1 já está aproveitando a novidade, que parece ter sido ativada remotamente por servidores.

Essa nova interface realmente carrega muito rapidamente, mas as opções de contatos são sempre carregadas para envio por email. Não há, por exemplo, um atalho para você enviar uma localização diretamente para uma pessoa específica no WhatsApp. Nesse sentido, a nova interface é inferior à antiga.

google mapsEnvio de localização por email nunca funciona

Não sabemos, contudo, se isso continuará assim ou se a Google ainda está testando novas possibilidades para esse novo menu de compartilhamento. Seja como for, em nossos testes, todas as tentativas de compartilhar um local diretamente por email foram falhas, o que indica algo ainda em desenvolvimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.