Google Flutter 1.0 chega para facilitar a criação de apps multiplataforma

1 min de leitura
Imagem de: Google Flutter 1.0 chega para facilitar a criação de apps multiplataforma

Anunciada em fevereiro de 2018 e depois de algumas versões prévias, o Google Flutter finalmente ganha a sua primeira versão estável e está oficialmente disponível para desenvolvedores. A plataforma chega com a promessa de facilitar a criação de aplicativos mobile multiplataforma, ou seja, com versões compatíveis com Android e iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os dois sistemas mobiles mais populares do mundo são, também, bem diferentes entre si, o que torna mais complexa a publicação de apps para ambos. Atualmente, os desenvolvedores gastam algum tempo trabalhando em ajustes para adaptar as suas criações para cada uma das plataformas, justamente o processo que o Flutter promete simplificar.

Para isso, o novo kit de desenvolvimento (SDK) utiliza a linguagem Dart, criada pela Google e que guarda certa similaridade com algumas das principais linguagens da atualidade, como JavaScript e Java. O Flutter é capaz de integrar APIs de cada sistema de forma individual para garantir compatibilidade gráfica e de recursos com as individualidades de Android e iOS.

flutterGoogle Flutter facilitará o desenvolvimento de apps para iOS e Android. (Fonte: Google)

A ideia da Google para o futuro próximo é melhorar as funcionalidades de integrar o Flutter a apps já existentes, o que deve facilitar a implementação da tecnologia. De forma contrário, adicionar detalhes do iOS e do Android ao SDK também está nos planos da Gigante da Web. Essas novidades dispensam a necessidade de se recriar um app do zero para adaptá-lo ao à nova plataforma.

Vale destacar que o Flutter é a ferramenta base para a criação de todos os apps para o Fuchsia, o sistema operacional que provavelmente “substituirá” o Android no futuro. O Flutter está disponível para Windows, Mac e Linux.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.