Testamos o Beta de Bem-estar Digital do Android Pie [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Testamos o Beta de Bem-estar Digital do Android Pie [vídeo]

Durante o Google I/O de 2018, uma das novidades anunciadas pela Gigante das Buscas foi o recurso de Bem-estar Digital, que busca ajudar as pessoas a diminuírem o próprio vício em smartphones e está previsto para chegar a todos os aparelhos com o Android 9.0 Pie ou mais recente até o final do ano. O TecMundo foi convidado pela empresa de Mountain View a testar a novidade para falar sobre a experiência aqui para vocês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na sua tela principal, o recurso de Bem-estar digital reúne informações sobre o tempo que você passou usando o smartphone ao longo do dia, a quantidade de vezes que desbloqueou a tela, o total de notificações recebidas e um gráfico que mostra o tempo em cada aplicativo. Clicando no nome dos apps, é possível ver gráficos de uso de cada um deles ao longo dos dias da semana e das horas de cada dia, o que ajuda a entender melhor seus próprios hábitos.

Bem-estar Digital Android Pie

Aqui, também é possível configurar um timer com uma quantidade de tempo personalizável. Quando acaba seu limite diário de tempo para o aplicativo em questão, ele é fechado automaticamente pelo sistema e você só pode voltar a usá-lo no dia seguinte. O ícone fica acinzentado para demonstrar que o uso o máximo foi atingido para a data corrente. É possível desativar o timer a qualquer momento, mas isso não seria muito honesto da parte de quem realmente quer combater o vício.

Para descansar melhor

Também é possível personalizar detalhadamente que tipos de notificações cada app pode mandar para você ao longo do dia e como elas vão aparecer no celular. Clicando na área “Painel”, você pode ver resumos do seu tempo de uso do smartphone, notificações recebidas e ativações da tela, tudo organizado por dia da semana – e aqui também podemos definir timers para qualquer aplicativo instalado.

O recurso de “Descanso” permite programar algumas configurações para desestimular o uso do smartphone na hora de dormir. Você escolhe um horário de início e de final, e quando esse período chega, o celular ativa automaticamente a função “Não perturbe” e faz a tela ficar em tons de cinza, o que torna a utilização do aparelho consideravelmente menos interessante.

Bem-estar Digital Android Pie

O software torna possível ainda programar um horário separado para o “’Modo noturno”, que filtra as luzes azuis da tela. Para quem não sabe, estudos científicos comprovaram que esse tipo de radiação luminosa pode causar insônia e piorar a qualidade do seu sono, então é sempre bom ativar esse tipo de filtro para conseguir dormir melhor.

Você escolhe suas distrações

O programa de Bem-estar digital permite que você personalize vários detalhes do modo “Não perturbe”. É possível escolher como ele vai afetar os sons, vibrações e notificações recebidas, quais contatos você quer que saber quanto estiverem te ligando e sobre quais mensagens, eventos e lembretes quer ser avisado.

A duração do modo “Não perturbe” pode ser programa nessa, com o estabelecimento de regras para que ele seja ativado automaticamente nos dias e horários em que você costuma trabalhar, quando for hora de dormir ou até quando o celular estiver pareado com o Bluetooth no seu carro e o smartphone perceber que você estiver em movimento. Tudo para evitar que você se distraia com notificações.

Bem-estar Digital Android Pie

Ajuda, não solução milagrosa

Se você já está há um tempo tentando se livrar do vício em smartphone, deve ter experimentado outros aplicativos que contam com funções parecidas – e, dependendo da marca do seu Android, talvez a ROM até venha com alguns desses recursos embutidos. O legal do programa da Bem-estar digital da Google é que ele chegará oficialmente para todos os aparelhos que tiverem o Android Pie. Todas as funções serão integradas com o sistema.

Seja como for, depois de algumas semanas testando esses recursos, posso dizer que eles não fazem milagres. Pessoas que são obrigadas a trabalhar com celulares ou que não estiverem realmente desejando largar os aparelhos sempre encontrarão maneiras para contornar os obstáculos do software. É preciso se comprometer para que esse tipo de ferramenta consiga ajudar a largar o celular para prestar mais atenção nas pessoas e no mundo ao seu redor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.