Facebookzação do WhatsApp: Status aparecerem em ordem algorítmica

1 min de leitura
Imagem de: Facebookzação do WhatsApp: Status aparecerem em ordem algorítmica
Imagem: whatsapp

A versão de testes Beta do WhatsApp para iOS começou a mostrar uma novidade na seção de Status. Agora, em vez de apresentar as postagens efêmeras dos seus contatos em ordem cronológica — do mais recente para o mais antigo —, o mensageiro passou a considerar as pessoas com quem você mais conversa nessa conta.

Com isso, as pessoas com quem você mais interage aparecem primeiro na ordem do Status. A ideia, aparentemente, é fazer com que você veja primeiro as postagens de pessoas que são mais importantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso é basicamente uma “facebookzação” do WhatsApp, uma vez que a rede social de Mark Zuckerberg é dona do mensageiro verde e vem implementando mudanças e novas ferramentas para uniformizar o app de acordo com suas outras ofertas.

whatsapp betaVersão Beta, à direita, traz uma nova ordem de organização para os Status (fonte: wabetainfo)

Felizmente, os dados colhidos pelo algoritmo para fazer essa organização ficam armazenados apenas no celular, não parecendo serem enviados para os servidores da empresa. Se você reinstalar o WhatsApp e não baixar seu backup, por exemplo, o algoritmo é zerado e precisa começa a calcular suas interações tudo de volta.

Não sabemos, contudo, quais são as variáveis que o algoritmo do WhatsApp leva em consideração, mas, segundo WABetaInfo — publicação especializadas em notícias sobre o mensageiro verde —, quanto mais mensagens, fotos, vídeos e áudios você mandar para alguém, mais esse contato sobe na lista de prioridades do Status.

A forma mais eficiente de trazer alguém para cima na lista do Status é fazer uma chamada de áudio ou de vídeo com ela

O site ainda comenta que a forma mais eficiente de trazer alguém para cima na lista do Status é fazer uma chamada de áudio ou de vídeo com ela. Aparentemente, interações com pessoas em grupos também contam, mas não está claro exatamente como.

Essa é uma das primeiras novidades que o WhatsApp começou a testar no iOS. A plataforma da Apple ganhou uma versão Beta oficial do mensageiro na última sexta-feira (09). O mesmo programa já existe no Android há vários anos, mas só em 2016 chegou oficialmente à Play Store.

Caso você use um iPhone e queira experimentar as novidades do WhatsApp conforme elas são desenvolvidas pelo criador do mensageiro, é necessário baixar o TestFlight pela App Store e, em seguida, se inscrever no programa de testes do WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.