Exclusivo: testamos instalação VR que simula origem dos 5 sentidos no útero

4 min de leitura
Imagem de: Exclusivo: testamos instalação VR que simula origem dos 5 sentidos no útero

O Hyper Festival, evento dedicado à produção e ao mercado de realidades imersivas, acontece amanhã na cidade de São Paulo e vai apresentar ao público experiências de realidade aumentada, virtual, filmes imersivos e games em uma jornada dedicada aos conteúdos, experiências, tecnologia, negócios e tendências de mercado.

A obra original conta com a narração da atriz indicada ao Oscar Samantha Morton e a versão brasileira, completamente em português, ganhou vida com a locutora, atriz e pesquisadora Simone Kliass

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O destaque do evento, porém, é a experiência em realidade virtual criada pela produtora inglesa BDH que simula como nós adquirimos nossos cinco sentidos ainda quando estamos no útero de nossas mães. Wonderful You leva o participante da instalação a compreender de maneira educativa um pouco mais sobre o nosso desenvolvimento ainda antes de nascermos.

A experiência imersiva conta com o uso do Oculus Rift e leva o usuário do dispositivo para dentro de um útero no momento em que o feto passa a desenvolver os sentidos de tato, olfato, visão, audição e paladar.

a

Versão brasileira

A obra original conta com a narração da atriz indicada ao Oscar Samantha Morton e a versão brasileira, completamente em português, ganhou vida com a locutora, atriz e pesquisadora Simone Kliass, ninguém menos que a mulher por trás da voz do antivírus Avast, dos avisos do Aeroporto Internacional de Guarulhos e dos vídeos informativos da LATAM, além de dezenas de outras peças comerciais.

Ao iniciarmos a aventura é possível perceber que o grau de imersão e de envolvimento emocional do participante na experiência é muito maior do que o normal

O TecMundo teve o privilégio de experimentar a instalação Wonderful You com exclusividade antes da abertura do Hyper Festival e ainda conversamos com Simone Klias sobre seu trabalho com voz e tecnologia e seu envolvimento com a locução da obra.

No início, Wonderful You parece apenas mais uma aplicação desenvolvida para realidade virtual. Porém, ao iniciarmos a aventura é possível perceber que o grau de imersão e de envolvimento emocional do participante na experiência é muito maior do que o normal, o que dá um destaque merecido para a instalação.

a

De volta ao início de tudo

Com os óculos de realidade virtual e com fones de ouvido, você vai navegar por um menu que oferece entre as opções os cinco sentidos dos seres humanos. Cada uma que é selecionada leva o participante por uma jornada completamente imersiva tanto visual quanto auditivamente. Somos colocados dentro do útero feminino para observar e ouvir como o futuro ser humano ainda em geração evolui de um pequeno feto para uma vida completa.

Wonderful You [...] também é uma obra emocional e, mais ainda, didática e educativa

A narração de Simone Klias é um show à parte: a voz acalentadora que ouvimos tão de perto, tão presente, mesmo que às vezes sussurrada, é inevitavelmente identificada com a fala materna, que os bebês sendo gerados já reconhecem desde muito cedo ainda no ventre. Somos conduzidos com uma sensação onipresente de calma e, por que não, de um carinho sem tamanho.

Wonderful You se mostra não apenas como uma ótima apresentação de realidade virtual, explorando muito do potencial dessa tecnologia com imagens, cores e movimentos, sempre dando a sensação de imersão sem se tornar uma experiência desconfortável, mas também é uma obra emocional e, mais ainda, didática e educativa.

aO jornalista testa a experiência VR Wonderful You nos estúdios Quanta

A voz por trás do espetáculo

Simone Kliass, a voz brasileira de Wonderful You, começou sua carreira de atriz e locutora muito jovem, aos 9 anos de idade e, da lá para cá, perdeu a conta de quantas campanhas publicitárias participou. Sua voz ganhou destaque e ficou famosa como aquela que avisa “as definições de vírus foram atualizadas” para os usuários do antivírus Avast.

As gravações foram feitas aos poucos com o texto adaptado , pois a carga emocional das gravações exigia uma pausa entre as sessões

Mais recentemente, Simone trouxe a tecnologia para o seu cotidiano, mais exatamente para o seu trabalho, e se especializou em áudio imersivo e em locuções de aplicações de realidade virtual para empresas. Há dois anos, a artista participa do festival South by Southwest (SXSW) e foi lá que entrou em contato pela primeira vez com a produtora de Wonderful You, a britânica BDH, da cidade de Bristol.

Apesar de já estar envolvida com o projeto de trazer a instalação para o Brasil, fazendo as adaptações necessárias, a locutora foi para a sede da produtora fazer os testes necessários para mostrar estar apta a ser a voz brasileira de Wonderful You. As gravações foram feitas aos poucos com o texto adaptado pelos Estúdios Quanta, pois, segundo ela, a carga emocional das gravações exigia uma pausa entre as sessões.

Você também pode conferir

Wonderful You foi lançado em 2017 nos Estados Unidos e contou com John Durrant como roteirista e diretor e Dan Elston como produtor. A instalação vai poder ser experimentada pelos brasileiros durante o Hyper Festival, que acontece no sábado, dia 27 de outubro, das 11h às 20h, na EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), que fica na Rua Mourato Coelho, 1404, Vila Madalena, São Paulo. Os ingressos custam a partir de R$ 75.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.