Google Lens testa análises de imagens armazenadas no seu telefone

1 min de leitura
Imagem de: Google Lens testa análises de imagens armazenadas no seu telefone

Google Lens veio para trazer análise em tempo real de imagens flagradas pela câmera do seu dispositivo com ajuda da inteligência artificial (IA). Além de identificar espécies de plantas, locais e raças de animais, é possível copiar textos e descobrir produtos em sites comerciais, entre outras funcionalidades. Desde que foi lançado, em maio, a companhia de Mountain View vem trazendo mais recursos para a plataforma.

Atualmente, por exemplo, já é possível somente mirar para uma caneca e receber automaticamente as sugestões de vários modelos disponíveis para compra. “Mas e se eu quiser usar uma foto do aparelho com as Google Lens?” Bem, por enquanto isso não é possível, mas, ao que parece, a empresa vem testando esse recurso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o 9to5Google, alguns usuários que abriram as Google Lens via Google Assistente ou pelo app dedicado — no Pixel 3 elas são nativas em sua própria câmera — perceberam um novo ícone no canto superior direito e esquerdo. É o mesmo utilizado para selecionar o álbum de fotos de um dispositivo móvel.

google lensFonte: 9to5Google

Ao tocar nele, você abre o seletor padrão de seu smartphone ou tablet e pode importar qualquer conteúdo para avaliação da IA. O Google Lens executa uma verificação idêntica, destaca as mesmas áreas de interesse e apresenta informações como se você tivesse tirado uma foto ao vivo. Por enquanto, essa novidade apareceu nas versões beta 8.24 e 8.28 e ainda não há previsão de distribuição.

Enquanto isso, outras melhorias já vem sendo liberadas aos poucos. Além do acesso integrado ao Google Fotos, a Google vem associando o Google Lens ao menu Compartilhar e ao vasto arquivo online do Google Imagens, como outras formas de importar imagem para análise.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.