“Alerta” no Windows 10 desencorajando instalação do Chrome era só um teste

1 min de leitura
Imagem de: “Alerta” no Windows 10 desencorajando instalação do Chrome era só um teste

Depois de muito feedback negativo no Twitter, a Microsoft resolveu se pronunciar de forma oficial sobre a popup que começou a aparecer no Windows 10 quando usuários do programa de testes Insider tentavam instalar o Chrome ou o Firefox.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao iniciar o instalador dos browsers concorrentes, os usuários eram saudados com uma janela sugerindo que eles usassem o Microsoft Edge em vez de continuar com a instalação dos browsers da Mozilla ou Google.

A empresa destacou que essa recomendação não é exclusiva para navegadores web, mas sim para vários outros apps. Janelas similares aparecem em momentos diferentes sugerindo aplicações nas quais os usuários talvez possam ter interesse.

Consumidores continuam podendo escolher o navegador de sua preferência

“Nós estamos testando essa funcionalidade apenas com os Insiders. O programa Windows Insider permite que a Microsoft teste diferentes ferramentas, funcionalidades a fim de obter feedback antes de distribuir essas novidades para todos os usuários do sistema. Consumidores continuam podendo escolher o navegador de sua preferência”, disse um porta-voz da empresa ao MSPowerUser.

O que a empresa quer dizer é que essa popup recomendando o Edge no momento da Instalação do Firefox ou do Chrome só foi exibida para os testadores que usam as versões Beta do Windows 10, assim como TecMundo reportou na última quarta-feira (12).

Ourtas fazem o mesmo

Seja como for, com tanto retorno negativo, é possível que a empresa acabe desistindo de fazer essas recomendações de apps para não gerar polêmica entre os usuários. Contudo, essa prática não é exatamente uma invenção da Microsoft. Se você visitar o buscador da Google através de outro navegador que não o Chrome, o site também emite uma popup similar, perguntando se você não quer testar o Chrome.

edgeVisitando o Google.com.br por meio do Microsoft Edge

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.