Não fui eu, foi o corretor! Veja como melhorar esse recurso no Android

2 min de leitura
Imagem de: Não fui eu, foi o corretor! Veja como melhorar esse recurso no Android

Muita gente que passou por poucas e boas graças a um recurso dos smartphones que foi criado com a função oposta: a de facilitar nossas vidas e agilizar o processo de digitar uma mensagem. Com os teclados pequenos dos celulares muitas vezes incompatíveis com o tamanho dos nossos dedos, realmente é meio caminho andado poder apenas clicar na palavra certa ao invés de ter que digitá-la inteira.

O problema é que também acontece de ele entender tudo errado e corrigir o que não deveria ou não entender algum termo em outro idioma, entre outros problemas. Mas há algumas ações que podem ser feitas a respeito disso. Confira alguns truques e dicas para aprimorar a utilização deste recurso no seu Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desative e confie no seu próprio português

Quem está cansado de enviar mensagens sem sentido e passa mais tempo “descorrigindo” o que o corretor corrigiu do que digitando o texto em si pode facilmente desabilitar a ferramenta.

Uma grande vantagem de fazer isso é treinar seu próprio português para digitar corretamente, já que ter um robozinho fazendo isso acaba nos deixando um pouco preguiçosos e acomodados.

Para dar uma folga para este recurso, basta acessar o ícone Configurar, clicar em Idiomas e Entrada, ir até "Corretor Ortográfico" e desmarcar a caixinha de ativação. Pronto!

Se o seu problema for com o idioma da correção, neste espaço você também pode alterar essa função, basta selecionar o de sua preferência.

Crie seu próprio dicionário

Quer chamar os ~bróders para uma festa na sua casa ou contar para um amigo que ~tuitou alguma coisa, mas o teclado do seu smartphone insiste que, por "tuitar" você quis dizer "guitarra"? Se há uma palavra que você usa sempre, mas o dicionário não reconhece, você pode adicionar termos ao seu dicionário pessoal e isso é bem fácil!

Digite a palavra e, se o corretor fizer a substituição, você pode clicar na tecla de voltar e ele retornará à forma como você havia escrito. Dê um espaço e, em alguns aplicativos, o termo ficará sublinhado em vermelho. Aí é só segurar apertado sobre a palavra e o ícone de "adicionar ao dicionário" aparecerá.

Você também pode usar a área de Configurações para fazer essa alteração. Lá, é possível consultar todas as palavras adicionadas ao seu dicionário, excluir, corrigir a grafia e acrescentar outras.

Adicione Idiomas

Fala, poliglota! Além do português, você também escreve e-mails e mensagens em inglês, espanhol, francês, filipino, norueguês, japonês e muito mais? Você pode adicionar outras opções de idiomas ao seu celular. Isso serve para garantir que seu smartphone reconheça também outras línguas e não serve apenas para o teclado.

Teclados alternativos

Se a opção nativa do seu Android não está te deixando feliz, por que não trocar por um aplicativo alternativo third party? Existem várias opções de terceiros que podem ser usadas com recursos específicos e com comportamentos levemente diferentes do que tem o do Google.

Alguns possuem a opção de "aprender" um pouco sobre você e a forma como você escreve, de forma que, depois de um tempo, eles param automaticamente de corrigir palavras que você sempre usa. Outro recurso que alguns deles oferecem é a digitação bilingue. Veja aqui algumas opções de teclados alternativos para o seu Android.

E, se preferir, também há opções de Teclados Virtuais alternativos

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.