Comprou um PC da China? Saiba como colocar o Windows em PT-BR [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Comprou um PC da China? Saiba como colocar o Windows em PT-BR [vídeo]

Se você comprou ou está pensando em comprar um computador importado da China, provavelmente se deparou com o fato de que esse dispositivo virá com o Windows em chinês. Como você provavelmente não conhece esse idioma, tampouco consegue ler os caracteres que aparecem na tela, será necessário fazer uma instalação limpa no dispositivo usando o Windows em português.

Claro que você poderia tentar baixar pacotes de idioma ou mexer nas configurações do sistema para alterar localização e linguagem, mas saiba que o resultado não seria o mesmo. Muita coisa ainda ficaria em chinês, e você não saberia o que fazer com elas. Por isso, a melhor saída é, sim, reinstalar todo o sistema. Mas acredite, isso não é nenhum bicho de sete cabeças e não vai tomar muito do seu tempo. No nosso caso, demorou menos de 1 hora. Então vamos ao passo a passo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Passo 1

Antes de qualquer coisa, você precisa selecionar um pendrive com pelo menos 8 GB. Com ele em mãos, siga para outro computador, deixando aquele importado que ainda está em chinês de lado.

Passo 2

Nesse outro aparelho, acesse este site e baixe a ferramenta de criação de mídia para instalar o Windows 10. Se você fizer isso no computador importado, que ainda está com o sistema em chinês, a ferramenta será baixada em chinês e, consequentemente, fará o download da versão errada do Windows para o seu PC.

No site da Microsoft, clique em “Baixar a ferramenta agora” e aguarde.

microsoft

Passo 3

Com o download finalizado, pegue o pendrive separado no Passo 1 e plugue-o no computador. Execute a ferramenta de criação baixada há pouco. Uma janela deve aparecer imediatamente, na qual você deve concordar com os termos de serviço e continuar seguindo com o passo a passo mostrado no display.

windows 10

Fique atento apenas para duas opções. Na tela “O que você deseja fazer”, selecione “Criar mídia de instalação”. Feito isso, certifique-se de que a ferramenta vai baixar a versão “64 bits (x64)”, mesmo que o programa tenha mostrado outra variante para você por padrão.

windows 10

Passo 4

Com o pendrive devidamente configurado, você precisa plugar esse aparelho ao computador novo, que ainda permanece funcionando com o Windows chinês. Em seguida, reinicialize o sistema.

Você terá que fazer essa reinicialização pressionando seguidamente a tecla “F2”, “F8”, “F10” ou “Del”, dependendo da marca e do modelo do aparelho que você tiver comprado. Se seu notebook for da Xiaomi, o correto é o “F2”.

Passo 5

Fazendo isso, seu dispositivo será reiniciado na tela da BIOS/UEFI. Esse painel nem sempre pode ser operado com mouse, e talvez você precise utilizar apenas as setas direcionais do teclado. Novamente, cada marca tem seu próprio layout, mas você precisa encontrar a opção que trata de “Boot”, “Boot Order”, “Boot Sequence” ou algo parecido.

Quando você encontrar uma lista de aparelhos inicializáveis, certifique-se de colocar o pendrive plugado no topo dessa lista, para que o computador ligue a partir dele, e não do HD ou do SSD da máquina.

mi notebook proInterface da BIOS/UEFI da Xiaomi. Outras marcas devem contar com organização e visual diferentes.

Feita essa configuração, salve as configurações teclando "F10" e confirme qualquer caixa de diálogo que aparecer após isso.

Passo 6

Agora sim, você vai estar na tela de instalação do Windows. Escolha suas opções de idioma e teclado logo de início e avance. Em seguida, escolha “Instalar Agora”.

Passo 7

Na tela seguinte, a instalação pedirá uma chave de produto do Windows. Você não precisa digitar isso porque computadores modernos que já chegam ao mercado com Windows 10 contam com a sua gravada direto no hardware. Então, toque em “Não tenho a chave do produto”.

windows 10

Passo 8

Em seguida, será exibida uma tela perguntando qual versão do SO você quer instalar. O mais provável é que você tenha uma licença para versão Home. Então, o mais seguro é simplesmente marcar essa opção e clicar em "Avançar". Contudo, caso você tenha comprado o produto com a promessa de que ele viria com o Windows 10 Pro, escolha a alternativa correspondente.

windows 10

É possível descobrir qual edição do sistema você está usando antes de começar a instalação; basta verificar através da central de configurações do Windows em chinês, mas esse processo é muito complicado por conta do idioma. Além do mais, para acessar essa seção, você teria que primeiro fazer o setup inicial do Windows para só então ver o desktop, e isso leva tempo.

Se você escolher a edição errada nesse passo, é possível descobrir o equívoco logo depois, quando o Windows inicia pela primeira vez. Algumas máquinas conseguem reverter o erro pela própria central de configurações, mas outras requerem uma instalação limpa. Nesse último caso, basta começar novamente a partir do Passo 8.

Passo 9

Depois de aceitar os termos de licença, você terá que escolher a opção “Instalação Personalizada”, uma vez que é interessante eliminar todas as partições presentes no disco rígido ou no SSD para obter o melhor resultado.

Na tela seguinte, selecione todas as partições e as exclua, uma por uma. Quando sobrar apenas um espaço não alocado, clique em “Avançar”. Feito isso, a instalação começa de fato.

windows 10

Passo 10

Depois da instalação, o computador deve reiniciar sozinho e, em seguida, você será saudado pela Cortana, a assistente digital do Windows. Ela pode ajudá-lo com o procedimento de instalação via comandos de voz, mas vamos demonstrar como fazer tudo usando mouse e teclado mesmo, que é bem mais rápido.

A primeira tela de configuração depois da Cortana pede que você, mais uma vez, selecione sua região e o formato de teclado. Também é interessante definir uma rede WiFi e digitar suas credenciais para que o PC seja devidamente atualizado e configurado pela Microsoft. Como você acabou de baixar uma imagem do Windows do site da empresa, não deve haver atualizações muito pesadas para tornar o processo demorado.

Passo 11

Depois de selecionar que tipo de uso fará do seu computador, ele pedirá o login através de uma conta Microsoft, com email e senha. Se você tem ou teve algum email Hotmail, Outlook ou qualquer outro que seja operado pela Microsoft, use-o ali para sincronizar seu novo dispositivo com os demais. Caso não tenha, você pode fazer uma conta Microsoft ali mesmo ou simplesmente criar uma conta local offline.

Depois disso, você deve selecionar as opções de privacidade. Se tiver qualquer receio com coleta de dados pela Microsoft, desative todas as que aparecem nessa tela.

permissõesDesative as permissões conforme sua necessidade

Passo 12

Depois de mais algum tempo, o Windows deve mostrar a Área de trabalho propriamente dita. Agora é hora de conferir se o Windows foi ativado devidamente. Toque no menu Iniciar, escolha o ícone da engrenagem para ir às Configurações e selecione o menu “Atualizações e Segurança” e a guia “Ativação”.

windows 10É isso que pode aparecer quando você instala a edição errada do Windows. É só ler o que a Microsoft diz e refazer a instalação.

Se houver algum erro nessa tela, você pode tentar resolvê-lo usando a “Solução de problemas”. Caso isso não dê certo, volte para o Passo 4, mudando no Passo 8 a escolha da edição do Windows conforme você foi instruído pelos resultados da Solução de Problemas.

Passo 13

Com o Windows devidamente ativado, você terá que fazer a instalação dos drivers do seu computador no sistema. Nessa mesma tela da ativação, toque em “Windows Update” e, em seguida, “Verificar se há atualizações”.

Com isso, o Windows deve fazer o download e a instalação dos drivers para você automaticamente. Contudo, esse procedimento pode demorar um bocado, e você terá que deixar o aparelho de lado um pouco.

Em alguns casos, é interessante você entrar no site da fabricante ou nos fóruns de suporte da marca para tentar encontrar algum pacote com todos os drivers. Caso você não queira fazer isso, uma boa alternativa é instalar o Driver Booster na sua máquina e fazer uma varredura em busca dos controladores mais recentes.

Depois disso, tudo está pronto. Basta instalar suas aplicações favoritas e começar a usar a máquina.

Dica

Tenha em mente também que o teclado provavelmente veio no padrão internacional, com uma configuração diferente das teclas. Minha recomendação pessoal é que você o deixe em português ABNT2 e digite como faria em qualquer outra máquina, ignorando os símbolos das teclas. Se você não conseguir fazer isso, configure o teclado para "Inglês Internacional" e descubra onde ficam os acentos especiais da língua portuguesa.

Caso ainda tenha dúvidas, assista ao vídeo a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.