A Google anunciou hoje (12) que o seu app Google Tradutor para Android e iOS está começando a receber uma novidade interessante: traduções com inteligência artificial offline. A empresa está liberando o NMT ou “Neural Machine Translation” para funcionar nessas duas plataformas mesmo quando o smartphone não tiver conectividade com a internet. Isso deve melhorar significativamente a qualidade das traduções offline, colocando-as em pé de igualdade com o que o Tradutor do Google é capaz de fazer online.
O NMT já estava disponível nas traduções online do Google há mais de dois anos, mas só agora a empresa conseguiu fazê-lo funcionar de maneira leve o suficiente para ser processado localmente, mesmo em dispositivos de entrada, com hardware bem básico.
Nossos vídeos em destaque
Google Tradutor Offline agora funciona com qualidade similar ao online
Para aproveitar esse novo recurso, o usuário só precisa baixar ou atualizar os pacotes de idiomas que ele tem armazenados localmente no Tradutor. Fazendo isso, os idiomas com NMT serão trazidos automaticamente para o aparelho.
Contudo, nem todo mundo terá acesso a isso imediatamente. A empresa explicar que hoje (12), apenas 1% de todos os usuários do app receberam a novidade, e, até amanhã (13), 99% poderão aproveitar o novo método. Somente na sexta-feira (15) é que todo mundo terá acesso.
A grande vantagem do Google Tradutor com NMT offline é que a tradução é feita em frases inteiras, considerando contexto e concordância. Sem essa novidade, o app precisava traduzir palavra por palavra isoladamente, o que gerava erros bem amadores na tradução.
)
59 línguas de várias partes do mundo serão compatíveis com o NMT offline, mas a Google não especificou exatamente quais. Ainda assim, como a nossa é uma das mais populares na plataforma, é praticamente certo que ela estará nesse pacote. Tudo o que você precisará fazer para obter a novidade é acessar o menu lateral do tradutor, conferir a seção “Tradução offline” para atualizar os idiomas baixados ou baixar novos.
)
)
)
)
)
)
)