Descubra, anote e encontre o que quiser com a câmera das Google Lens

1 min de leitura
Imagem de: Descubra, anote e encontre o que quiser com a câmera das Google Lens

As Google Lens foram anunciadas no ano passado, com uma proposta que usa visão computacional, inteligência artificialrealidade aumentada para fazer uma espécie de “busca reversa” em dispositivos móveis: ao invés de digitar o que você quer encontrar, basta mirar a câmera do seu celular para que as informações pipoquem na sua tela em tempo real. Uma demonstração poderosa foi realizada nesta terça-feira (08), durante o evento para desenvolvedores Google I/O 2018.

A primeira grande novidade é chamada de “smart text selection”, em que você mira para determinadas palavras em qualquer lugar — pode ser em um cardápio, em uma placa ou em um livro — e o software ajuda a fazer o que quiser com isso. É possível armazenar uma receita sem ter que anotá-la, descobrir do que se trata uma opção gastronômica em outra língua ou simplesmente guardar a senha de WiFi ou algum número de telefone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

google lens

Outro recurso interessante fica por conta do “style match”, que permite associar o que estiver na mira do sensor com outros produtos. Por exemplo, se quiser combinar um sapato, um sofá ou qualquer outro objeto comercial com algo que a Gigante das Buscas possa encontrar, então as alternativas estarão disponíveis por ali.

Google Lens

Tudo isso agora trabalha com atualização constante graças ao aprendizado de máquina e à IA, com uma enorme base de dados em nuvem, capazes de identificar bilhões de palavras, frases e lugares em questão de meio segundo. Uma das melhores notícias com relação às Google Lens é que elas virão embutidas não somente nos Pixel como produtos de várias fabricantes, entre elas: LG, Motorola, Xiaomi, Sony, HMD/Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ e Asus.

google lens

Segundo a Google as Google Lens devem ser distribuídas via Android já nas próximas semanas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.