Microsoft apresenta o Project Zanzibar para integrar real e virtual

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft apresenta o Project Zanzibar para integrar real e virtual

A Microsoft apresentou hoje o Project Zanzibar, uma plataforma de digitalização que pretende facilitar a integração entre mundo real e mundo virtual. O equipamento é composto por uma esteira flexível dotada de sensores que podem sentir tanto o toque do usuário sobre ela quanto a presença de objetos.

É por meio dela que a interface virtual se comunica com a interface real, tudo isso graças a um sistema de comunicação por campo de proximidade (NFC). A inovação aqui, garante a desenvolvedora, está na possibilidade de reconhecer gestos com o controle e a manipulação física de objetos, tudo isso de maneira portátil —a plataforma pode ser facilmente acoplada a qualquer tablet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tecnologia (quase) invisível

“A questão que nos guiou ao longo de diversos anos era como tornar a interação com um computador algo bem natural e invisível”, comenta o pesquisador sênior da Microsoft Nicolas Villar. “A nossa fascinação era criar a tecnologia tão invisível que você usaria o seu poder parecer que estava usando tecnologia.”

A plataforma utiliza uma cobertura escalável de NFC capaz de localizar uma tag e detectar o conteúdo presente na base de um objeto. É justamente com isso que ela é capaz de identificar algo posicionado sobre a esteira e ativar a versão digital na tela. A fusão de rastreamento capacitivo com NFC permite que a plataforma identifique e reproduza a interação entre objetos, informa a MS.

Para transportar o mundo real para dentro do virtual, cada objeto físico conta com uma identificação única. Imagine isso aplicado a brinquedos infantis ou mesmo a maquetes e você cria uma interface interativa bastante precisa e fácil de ser compreendida e utilizada.

“O mundo físico é um lugar tão rico e abundante com dimensionalidade e materialidade”, exalta o pesquisador do Project Zanzibar Haiyan Zhang. “A nossa visão é aproveitar essa riqueza e adicionar a ela uma mágica digital, e a nossa esperança é de que o Project Zanzibar seja um passo nessa direção”, complementou.

%MCEPASTEBIN%

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.