5 teclados para usar agora que o Swype não terá mais atualizações

5 min de leitura
Imagem de: 5 teclados para usar agora que o Swype não terá mais atualizações
Imagem: androidpit

O famoso teclado Swype deu adeus ao mundo dos teclados para Android que continuam recebendo atualizações por parte de seus desenvolvedores. Em outras palavras, a ferramenta é basicamente um “app morto-vivo”, que ainda está disponível na Play Store, mas não terá mais suporte para novas atualizações e, eventualmente, também não salvará mais o dicionário pessoal dos usuários na nuvem.

O Swype foi um dos primeiros softwares a realmente ganhar tração nesse segmento de teclados paralelos para a plataforma da Google, mas, agora que ele se foi, você deveria considerar fazer a migração para uma alternativa mais moderna e que vai continuar evoluindo com novos recursos. Nós montamos uma seleção com cinco teclados que podem ganhar o lugar que era do Swype no seu coração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O teclado é a sua principal ferramenta no celular. Ele 'vê' absolutamente tudo o que você digita

Vale notar, contudo, que não recomendamos o uso de apps de teclado provenientes de desenvolvedoras pouco conhecidas ou que ainda não tenham um grande número de downloads na Play Store. Isso porque o teclado é a sua principal ferramenta no celular. Ele “vê” absolutamente tudo o que você digita, incluindo dados de cartão de crédito, mensagens pessoais, números de documentos e por aí vai. Mesmo que apps mais “underground” não estejam espionando seus usuários, talvez a segurança deles para impedir espionagem de terceiros não seja lá tão avançada quanto a dos grandes concorrentes desse segmento. Sem mais delongas, vamos à lista.

5. Teclado Chita

Esse teclado é a primeira opção que aparece na Play Store quando você pesquisa “teclado”. Isso significa que a ferramenta está em um momento de ascensão, o que explica os mais de 50 milhões de downloads. Para completar, a ferramenta tem uma avaliação invejável de 4,6 estrelas.

Isso, naturalmente, não diz tudo sobre um teclado, ainda mais considerando o nível das avaliações da loja de apps da Google. Mas se a ferramenta conseguiu uma boa nota entre 822 mil opiniões diferentes, é sinal de que ela tem feito algo certo. Isso, provavelmente, tem a ver com a agilidade do teclado, bem como com suas incontáveis possibilidades de personalização via temas.

Você consegue modificar a aparência do Teclado Chita totalmente com novos temas e ainda manter a boa experiência de digitação. Ele possui uma boa (e bem informal) predição de palavras, mas a função de digitar arrastando não é a melhor que eu já testei.

4. Fleksy

O Fleksy é outro teclado amado por milhões de usuários. Ele também tem uma excelente avaliação na Play Store, e a sua desenvolvedora pode ser considerada confiável. O melhor desse app é a quantidade de gestos que ele oferece para o usuário digitar, corrigir e apagar seu texto.

É boa a integração com GIFs e até outros apps instalados no seu smartphone. Além disso, é possível definir teclas de atalho e criar seus próprios temas, com cores e gradientes bem modernos. A experiência de digitação geral é melhor, na minha opinião, do que no Chita, e o seu design simplista me agrada mais do que a avalanche de temas meio exagerados do concorrente listado anteriormente. O contra aqui é que, para conseguir alguns recursos mais avançados, você tem que pagar. No entanto, pelo menos ele não tem anúncios, como o Chita.

3. Chrooma

Eu usei o Chrooma por algum tempo e até comprei alguns recursos do app naquela época. O grande destaque dele é o seu design dinâmico, que se adapta à cor de cada app que você está usando no momento. Quando você vai escrever no Twitter, ele fica azul; para o WhatsApp, ele se torna verde; no Gmail, vermelho. Esta é sem dúvida a melhor escolha para quem tem alguma mania visual que precisa ser satisfeita com cores combinando. Comigo, foi só uma fase mesmo.

De qualquer maneira, a experiência de digitação foi boa, mas não tanto quanto a do Swiftkey, que eu utilizava antes de testar o Chrooma pela primeira vez. O Chrooma simplesmente não tinha todos os recursos que eu queria, e a função de digitar deslizando não era tão boa quanto eu esperava. Ainda assim, a ferramenta deve agradar muita gente, ainda mais agora que está mais polida.

2. SwiftKey

O SwiftKey talvez tenha sido o teclado que eu usei por mais tempo desde que comprei meu primeiro smartphone Android sem teclado físico. O primeiro mesmo foi um Galaxy Pro lá em 2012, que tinha um estilão meio BlackBerry. De qualquer forma, o teclado padrão do celular era péssimo e, pela primeira vez, eu me vi na necessidade de buscar uma alternativa nesse sentido. Usei o Swype por um tempo e gostei, até encontrar o SwiftKey, que, na época, já era muito melhor.

O SwiftKey é a melhor opção para quem digita muito deslizando os dedos pela tela

Na minha opinião, o SwiftKey é a melhor opção para quem digita muito deslizando os dedos pela tela. Essa função do teclado é bem avançada e quase sempre acerta o que eu quero escrever. É realmente impressionante. A predição de palavras também é muito boa, e você pode salvar e sincronizar seu dicionário na nuvem para, quando mudar de celular, não ter que começar do zero. O SwiftKey ainda “gamefica” seu uso, mostrando estatísticas para o usuário de acordo com o tempo economizado usando a função de digitar deslizando. É bem divertido.

Contudo, quando eu comprei um telefone grande, o Nexus 6P, ficou inviável continuar digitando sempre com o deslize de dedos pela tela. Mesmo relutante, com o tempo me acostumei a digitar com os dois polegares, e o SwiftKey começou a não me agradar mais. Mudei para o Gboard.

1. Gboard

Eu testei o Gboard pela primeira vez quando ele ainda se chamava “Teclado do Google”. Ele não chegava perto do SwiftKey em questão de digitar deslizando, mas o que eu queria mesmo era digitar com os polegares e, nisso, a opção da Google era melhor.

Gboard evoluiu com uma velocidade espantosa e passou a ter temas integração com GIFs, e os emojis agora não são mais tão horrendos

Com o tempo, o Gboard evoluiu com uma velocidade espantosa e passou a ter temas, uma série de funções de personalização, integração com GIFs, adesivos, e os emojis agora não são mais tão horrendos quanto antes, além de um monte de integrações interessantes com o Android.

Para minha surpresa, passei a utilizar a função de digitação por deslize de dedos com o Gboard no Galaxy S8 (consideravelmente menor que o Nexus 6P) e notei que ele estava quase tão bom quanto o SwiftKey nesse sentido.

Hoje, estou bem contente com o Gboard no OnePlus 5T e acredito que, considerando todos os recursos, ele é sim a melhor escolha para a maioria dos usuários do Android e, quem sabe, para o pessoal do iOS que não está satisfeito com o teclado padrão do iPhone.

Mas eu também quero saber a sua opinião. Conte na seção de comentários qual é o seu teclado preferido e aproveite para dar a dica para quem está procurando um novo teclado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.