Addon de navegador e app do DuckDuckGo ganha novas funções de privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Addon de navegador e app do DuckDuckGo ganha novas funções de privacidade

Quando se fala em buscador com foco em privacidade, provavelmente a opção mais conhecida da web atualmente seja o DuckDuckGo. O buscador do patinho vai no caminho inverso de GoogleBing ao prometer não rastrear as suas buscas nem manter um banco de dados com tudo o que você procura na internet em seus servidores.

Agora, o DuckDuckGo quer que você tenha essa mesma garantia em toda a web, não apenas quando utiliza os seus serviços. Por isso, a organização por trás do buscador reforça a sua extensão para navegador e também o seu app mobile para garantir a sua privacidade mesmo quando você acessa outros sites e serviços ao longo de toda a internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O serviço traz uma graduação de privacidade, que classifica de A até F o nível de segurança dos seus dados ao visitar um site. No anúncio do programa, o DuckDuckGo relembra que sites populares como Facebook e Google registram tudo o que você faz e, além disso, até mesmo comercializam as suas informações, ressaltando o porquê de serviços como este serem tão importantes na atualidade.

DuckDuckGoDuckDuckGo revive funções de privacidade em seu app.

“O Grau de Privacidade [ou Privacy Grade, no original] é medido automaticamente com base na existência de redes rastreadoras ocultas, existência de criptografia e sites com prática de privacidade”, alertam os desenvolvedores. A ideia, ainda de acordo com os responsáveis pelo DuckDuckGo, é oferecer uma ferramenta que facilite a vida e dispense a utilização de múltiplos recursos para garantir a sua privacidade.

O controle na sua mão

Entre os destaques da nova extensão do DuckDuckGo está a possibilidade de identificar e bloquear uma rede que esteja rastreando a sua navegação de maneira bastante simples. O novo programa é capaz de bloquear todas as redes ocultas que encontrar, “então, você pode rastrear quem está tentando rastrear você”.

Outro ótimo recurso do complemento é forçar a utilização de uma rede criptografada sempre que possível. Muitos sites contam com ela, mas não a ativam por padrão: assim, o DuckDuckGo verifica e, caso esteja disponível, ela será utilizada.  Além de garantir acesso rápido às pesquisas privadas do buscador, a extensão também decodifica as políticas de privacidade de uma página, deixando o controle e as decisões sempre na sua mão.

O app do DuckDuckGo está disponível para Firefox, Safari, Chrome, iOS e Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.