Aprenda a desinstalar programas no Windows por inteiro

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a desinstalar programas no Windows por inteiro

O download de determinados programas inclui a criação de uma variedade de pastas contendo os arquivos necessários para fazer o programa funcionar adequadamente. Além do conteúdo baixado, muitos programas geram chave de registro no Windows, para que tenham o funcionamento autorizado pelo sistema operacional.

Todos esse procedimento é padrão e está de acordo com as normas de uso. Muitas vezes, no entanto, o problema está na hora de desinstalar o programa. É bastante frequente que ele permita a exclusão dos dados principais, mas deixe espalhado pelo computador um resquício do seu funcionamento como pastas ou pequenos arquivos. Alguns programas como Baidus, Hao123 e Chromiums já são conhecidos por essa conduta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outra limitação está no próprio funcionamento do Windows. Ao solicitar desinstalação junto ao Painel de Controle, o computador exclui apenas os arquivos usados para que o programa funcionasse. Em muitos casos, não são eliminadas as pastas do programa e as chaves utilizadas para registro de operação.

Desinstalando os programas no Windows de forma integral

Para contornar os problemas apresentados, é possível contar com o auxílio de ferramentas específicas, como é o caso do Revo Uninstaller.

O Revo Uninstaller é um removedor de programas e rastreadores indesejados. A sua versão básica é totalmente gratuita e permite, além da desinstalação completa dos programas, ferramentas extras de limpeza do computador.

Passo 1. O primeiro procedimento é baixar o Revo Uninstaller utilizando a forma usada para baixar qualquer programa. Caso haja dúvida, no site do aplicativo há um vídeo explicando o passo a passo para fazer o download.

Passo 2. A interface do programa mostra todos os aplicativos que estão operando no seu computador. É preciso selecionar aquele que se deseja excluir e em seguida clicar no botão desinstalar, no alto da tela, conforme ilustra a imagem abaixo.

Passo 3. O programa cria um ponto de restauração e após alguns instantes abre uma janela de diálogo confirmando a desinstalação do programa.

Outros detalhes sobre a desinstalação de programas no Windows

Após a desinstalação, o escaneamento interno da Revo oferecerá as opções Seguro, Moderado e Avançado. Para os programas normais, basta selecionar a opção moderado. A alternativa Avançado é reservada ao programas que apresentam maior dificuldades de desinstalação.

É importante conhecer bem os programas e saber identificar as miniaturas para que não se excluam programas fundamentais ao funcionamento do computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.