Mensageiro próprio: Instagram testa novo aplicativo para mensagens diretas

1 min de leitura
Imagem de: Mensageiro próprio: Instagram testa novo aplicativo para mensagens diretas

Ao que tudo indica, o Direct, sistema de mensagens privadas do Instagram, pode se tornar um aplicativo independente em breve. De fato, a rede social já realiza testes com uma versão standalone do app, indicando um caminho exatamente igual ao trilhado pelo Messenger — que inicialmente era apenas o chat do Facebook, mas hoje é um aplicativo independente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas dá para dizer que o app Direct terá mais a ver com o Snapchat do que com o Messenger. De acordo com o The Verge, o aplicativo abre direto na tela da câmera, exatamente igual ao app do fantasminha, para facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos com os seus amigos (e possivelmente a postagem de Stories no Instagram e no Facebook).

Instagram DirectDirect pode se tornar um app independente.

Ainda segundo a publicação, os testes com o novo aplicativo começam hoje mesmo, no Android e no iOS, mas apenas em seis países: Chile, Israel, Itália, Portugal, Turquia e Uruguai. E quando um dispositivo tem o Direct instalado, as mensagens privadas somem do Instagram e podem ser acessadas somente por meio do app independente.

A ideia por trás dessa movimentação é que a experiência do Instagram é mais pública do que privada, exigindo, assim, uma plataforma independente para quem quer conversar privadamente. “O Direct cresceu dentro do Instaram ao longo dos últimos quatro anos, mas nós podemos torná-lo ainda melhor se ele estiver caminhando por conta”, afirmou o diretor de produto do Instagram Hemal Shah.

Muita gente torceu o nariz quando o Facebook dissociou o Messenger do app central da rede social para que ele se tornasse um aplicativo independente. O Direct tem uma função mais clara se tornar, de fato, o “Snapchat do Instagram” e talvez seja só questão de tempo para isso acontecer. Será que a recepção dessa vez será melhor?

De qualquer maneira, vale lembrar que se trata apenas de um teste e nem sempre ferramentas testadas pelas empresas chegam a se tornar um recurso nativo em seus serviços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.