Estudo responsabiliza Pokémon GO por US$ 7,3 bilhões em danos no trânsito

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De acordo com um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, o game de realidade aumentada Pokémon GO teria sido responsável por até US$ 7,3 bilhões em danos referentes a acidentes de trânsito nos EUA. No relatório, os pesquisadores afirmam que analisaram dados de acidentes de trânsito em uma região do estado de Indiana, nos EUA, e extrapolaram os números proporcionalmente para todo o país.

Com isso, os prejuízos causados por motoristas que jogavam Pokémon GO enquanto dirigiam poderiam ir de US$ 2 bilhões até US$ 7,3 bilhões. Fora isso, o estudo afirma que pelo menos duas fatalidades foram registradas decorrentes do jogo.

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Nos 148 dias após o lançamento do game, houve um aumento de 47% na quantidade de acidentes de trânsito na região analisada

Para fazer essa estimativa, os pesquisadores analisaram dados de acidentes próximos às PokeStops, onde usuários podem passar e coletar elementos bonificados sem de fato pararem no local. Nos 148 dias após o lançamento do game, houve um aumento de 47% na quantidade de acidentes de trânsito na região analisada. Entre os 286 acidentes adicionais em relação ao período anterior ao lançamento do game, 134 aconteceram próximos dessas PokeStops.

Os pesquisadores chegam a considerar a possibilidade de o aumento no tráfego de carros e não o jogo em si ter causado mais acidentes, mas descartam isso com um grupo de controle. Eles analisaram os dados nas proximidades dos Ginásios de Pokémon GO, onde os jogadores não podem simplesmente passar jogando, e não encontraram aumentos significativo. Segundo eles, isso significa que a possibilidade de jogar dirigindo próximo a PokeStops de fato influenciou nos acidentes de trânsito.

Problemas

O estudo, entretanto, é bem limitado para fazer afirmações tão contundentes, de que o jogo teria sido responsável por tanto prejuízo. Uma indicação de que o estudo é impreciso é o tamanho da variação da cifra, que vai de US$ 2 bilhões até US$ 7,3 bilhões (350%). Outra fraqueza da pesquisa é o fato de ela analisar os dados de uma única região em um só estado norte-americano, ignorando possíveis flutuações de popularidade do app em outros locais.

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