Android Oreo mostrará que app está drenando a bateria do seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Android Oreo mostrará que app está drenando a bateria do seu celular

Você já deve ter notado que o ritmo de consumo de bateria do seu smartphone acaba variando, mas é difícil saber exatamente a razão disso. Uma novidade do Android Oreo quer resolver essa questão: de forma nativa, o sistema operacional vai informar você sobre qual app é o responsável por drenar a energia do celular.

O recurso está presente no Android 8.1 Developer Preview, a versão prévia para desenvolvedores da primeira atualização do Oreo. É claro que a novidade não resolverá qualquer problema de consumo excessivo de bateria por si só, mas saber qual app está comendo mais energia do que deveria já dá mais informações para você mesmo encontrar uma solução.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo indicador aparece na central da bateria do Android. Os apps que consomem mais bateria do que deveriam aparecem indicados por um ícone com ponto de exclamação. Uma notificação surge na tela indicando a razão exata do consumo excessivo — no caso do exemplo da imagem abaixo, o Maps está requisitando a localização do aparelho com frequência, causando o problema.

Bateria

A solução também é apresentada na tela do dispositivo; neste exemplo, basta desligar a localização para evitar que o dispositivo gaste muita bateria.

Paliativo

Apesar de interessante, a novidade proposta pelo Android não soluciona de fato o problema do consumo de bateria. O ideal é que o sistema contasse com mecanismos automáticos para evitar que alguns aplicativos acessassem recursos do aparelho de forma indevida, quando sequer estão sendo utilizados.

Mesmo assim, saber que tais apps estão drenando a energia do aparelho pode ser extremamente útil para, por exemplo, você se livrar deles e testar opções mais econômicas quando possível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.