Firefox 58 tem ferramenta para criar atalhos de sites na home do Android

1 min de leitura
Imagem de: Firefox 58 tem ferramenta para criar atalhos de sites na home do Android
Imagem: Android Central

Em breve, quem usa o Firefox no Android vai ter uma vantagem muito bem-vinda para aqueles que acessam um mesmo site com bastante frequência. Com a versão 58 do aplicativo, você terá a chance de adicionar esses sites à tela principal de seu smartphone, de maneira semelhante a um app, para acessar com um único clique, no lugar de ter que abrir o navegador e inserir a URL.

Antes que você se anime demais, vale notar que não é possível usar a novidade com absolutamente qualquer site. Parte do novo suporte a Progressive Web Apps, a ferramenta é compatível apenas com páginas que têm um manifesto do aplicativo web e que utilizam uma conexão segura tipo HTTPS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como utilizar a ferramenta, por sua vez? Bem, é só conferir o vídeo acima para ter uma ideia. Caso o site seja compatível, um ícone de uma casa é exibido na barra de endereços; tudo é uma questão de clicar nele e depois selecionar a opção “Add to Home Screen”.

Vale notar que a página carregada dessa maneira segue exatamente os padrões de um Progressive Web App. Para quem não sabe, isso significa que o site se adapta automaticamente às proporções de sua tela, comportando-se praticamente como um aplicativo comum.

Mais novidades por vir

Outro ponto importante a ser considerado é que a empresa ainda tem outras novidades a serem adicionadas no Firefox 58. Isso inclui, por exemplo, a possibilidade de adicionar um atalho de suas URLs favoritas para a tela principal do aparelho de maneira parecida com os PWAs – mas com a diferença de não fornecer tanta integração e otimização.

Para aqueles curiosos em testar a novidade em primeira mão, basta fazer o download da versão Nightly do Firefox. Lembrando, é claro, que esse navegador traz uma versão das ferramentas antes mesmo de entrarem em Beta, então espere algumas dores de cabeça com instabilidades e outras falhas semelhantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.