China tem centenas de “apps comunistas” na Google Play e na App Store

2 min de leitura
Imagem de: China tem centenas de “apps comunistas” na Google Play e na App Store
Imagem: publico

O Partido Comunista Chinês tem mais de 90 milhões de membros, e essa multidão precisa de ferramentas tecnológicas para organizar suas atividades durante o ano todo. Tudo bem que os integrantes do partido representam em números brutos quase metade da população brasileira, mas parece que a diversidade de aplicações está um pouco fora de controle.

Centenas de softwares praticamente idênticos povoam as lojas de apps do Android e do iOS na China, sendo que a maioria funciona como uma espécie de rede social ou mensageiro para grupos específicos do partido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Consultado pelo Quartz, Huang Haifeng, professor associado de ciência política da Universidade da Califórnia explica que a variedade absurda de apps similares nas lojas dos principais sistemas operacionais do país tem a ver com a vontade dos líderes regionais de “mostrar serviço”. Nesse sentido, mostrar para o chefe que você tem um app dedicado a coordenar as atividades e interações no seu grupo de membros do partido é visto como algo bom e inovador.

app store comunista

Apesar disso, pelo menos um desses apps está recebendo a implementação de inteligência artificial para traçar perfis mais claros acerca dos membros de acordo com o que eles conversam nas redes sociais desenvolvidas para eles. Assim, seria possível descobrir se um membro é mais reformista e outro é mais conservador.

No longo prazo, eu não tenho certeza se isso vai ajudar o partido. Provavelmente, terá um efeito negativo

Mas Haifeng vê isso como um problema. Segundo ele, caso as pessoas saibam para que exatamente está sendo utilizada a inteligência artificial nesse app, elas podem simplesmente inutilizar todo o trabalho de coleta de dados que pode estar sendo feito. “As pessoas não vão revelar o que elas pensam”, disse Haifeng. “No longo prazo, eu não tenho certeza se isso vai ajudar o partido. Provavelmente, terá um efeito negativo”, completou.

Boa parte dos apps do Partido Comunista Chinês são feitos por uma “fábrica de apps”, que recebe encomendas de ferramentas organizacionais e de rastreamento de vários braços e coligações do partido. Esse que usa inteligência artificial, foi desenvolvido pela startup Yunshu Weilai.

É impossível obter informações pessoais privadas

“Nós coletamos informações sobre todos os aspectos da vida de um usuário, mas é impossível obter informações pessoais privadas, uma vez que elas são protegidas por lei. A nossa plataforma obedece às leis e regulamentações”, disse Liang Lihua, líder de marketing da Yunshu Weilai, ao Quartz.

O app em questão já tem mais de 2 milhões de usuários e foi inicialmente desenvolvido em 2012. Só agora, entretanto, ele está começando a organizar os dados através de inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.