Novo app da Google usa áudio para completar pagamentos

1 min de leitura
Imagem de: Novo app da Google usa áudio para completar pagamentos

A Google apresentou hoje (18) um novo aplicativo de pagamentos exclusivo para o mercado indiano. Chamado de Tez (“rápido” em hindi), o serviço promete agilidade e segurança na realização de pagamentos ao utilizar sinais de áudio para completar uma transação financeira. Ele funciona em qualquer aparelho Android e basta que o microfone de um dispositivo escute o sinal emitido pelo alto-falante de outro.

O Tez funciona de maneira tão simples quanto um app mensagens por meio do qual você pode realizar pagamentos sem usar dinheiro vivo ou compartilhar informações sensíveis ao seu respeito. “Deixe dois telefones próximos um do outro, aperte pagar ou requisitar, insira o seu UPI PIN e o pagamento vai instantaneamente de uma conta bancária para outra”, explica a Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

TezOs pagamentos no Tez são autorizados por meio de emissões sonoras inaudíveis aos seres humanos.

O novo aplicativo utiliza os padrões a Interface Unificada de Pagamentos (UPI) e funciona para compras online ou offline — e a frequência sonora utilizada por ele é inaudível aos seres humanos. Como ele não utiliza NFC, não é necessário que um dispositivo tenha essa tecnologia, o que amplia a sua possibilidade de uso e estende a funcionalidade a basicamente qualquer aparelho com Android ou iOS utilizado no país asiático.

A Google garante que o app trabalha sob a proteção do Tez Shield, mecanismo de segurança criado “com a experiência da Google em segurança e aprendizagem de máquina”, garante a empresa. Com isso, o sistema conta com uma proteção contínua contra fraudes, spams, hackings e outras ameaças típicas de qualquer ambiente virtual.

Por enquanto, é possível usar o Tez apenas para realizar pagamentos com débito em conta bancária, mas a Gigante da Web promete novas formas de transferir dinheiro em breve, como  o uso de cartões de crédito e de carteiras virtuais. A Google não informa quando nem se o aplicativo chegará a outros países.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.