Sarahah está coletando seus contatos de celular sem motivo (por enquanto)

1 min de leitura
Imagem de: Sarahah está coletando seus contatos de celular sem motivo (por enquanto)
Imagem: The Intercept

Um app de bastante sucesso nos últimos tempos tem chamado muita atenção do público mais uma vez – embora por motivos não muito animadores. Relatos trazidos pelo site The Intercept revelaram que o Sarahah, o aplicativo de feedback anônimo que acabou viralizando recentemente, parece estar fazendo o upload de seus contatos para o servidores com o objetivo de... Bem, aparentemente nenhum, ao que tudo indica.

Logo que os primeiros relatos sobre o assunto surgiram, ZainAlabdin Tawfiq (o fundador do aplicativo) veio ao Twitter explicar que upload faz parte de uma ferramenta para encontrar seus amigos. No entanto, a novidade teve que ser adiada devido a um “problema técnico”, mas a função de upload continuou ativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de explicar o caso, Tawfiq prometeu que o pedido de seus dados de contato serão removidos na próxima atualização do app. Ele também afirmou que não há com que se preocupar com seus dados enviados à empresa, já que o servidor do serviço ainda não armazena seus dados de contato.

“O App Sarahah pedia seus contatos para uma função planejada de ‘encontre seus amigos’

Ela foi adiada devido a uma falha técnica. O banco de dados atualmente não hospeda contatos e o pedido de dados será removido na próxima atualização.”

É claro que isso não muda o fato de que, por enquanto, você está mandando seus dados para a empresa sem ganhar nada por isso; logo, não seria surpresa ver algumas pessoas mais preocupadas com sua privacidade ficando longe da ferramenta, ao menos por enquanto. E você: acha que esse suposto deslize pode ser perdoado ou é o tipo de problema que não pode acontecer? Deixe sua opinião em nossos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.