Tecnologia desenvolvida pela Google remove marca d’água de fotos

2 min de leitura
Imagem de: Tecnologia desenvolvida pela Google remove marca d’água de fotos

Pesquisadores da Google exibiram uma tecnologia capaz de remover marcas d’água de fotos, com certa facilidade. Padrão na indústria dos bancos de imagens e mesmo de fotógrafos independentes que querem proteger o seu trabalho contra o uso não autorizado, as marcas como usadas hoje em dia acabam por facilitar a vida dos algoritmos que pretendem removê-las das imagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apresentada durante a CVPR 2017, uma conferência de reconhecimento de padrões e visão computacional, a tecnologia é capaz de realizar a remoção automaticamente, alcançado o objetivo final dentro de apenas alguns instantes. Basicamente, o algoritmo analisa um grande volume de imagens e identifica o padrão da marca d’água, encontrando assim as vulnerabilidades que podem ser exploradas ao longo do processo.

Como os bancos de imagens costumam repetir esses padrões em todas as imagens, o processo se torna ainda mais simples. Quando um computador analisa uma única fotografia, é difícil para ele compreender o que é foto e o que é marca d’água. Ao fazer isso em um grande volume de fotografias, ele consegue entender os padrões repetidos e apagá-los.

Padrões repetidos facilitam a vida do algoritmo que remove marcas d'água de fotografias

“Um fato negligenciado até agora é o de que as marcas d’água são comumente utilizadas de uma maneira consistente em muitas imagens”, escrevem os pesquisadores da Google. “Nós mostramos que essa consistência pode ser utilizada para inverter o processo de marcação — isto é, avaliar a imagem da marca e a sua opacidade para recuperar a imagem original, desmarcada, que há por baixo.”

Um sistema que precisa de reparos

Em postagem no blog de desenvolvedores da Google, os profissionais alertam que a intenção dessa exibição é justamente levantar o debate sobre a (in)segurança dos bancos de imagens na hora de tentar proteger o seu material. Para driblar esse aspecto, então, os pesquisadores indicam a utilização “perturbações geométricas aleatórias” à marca a fim de dificultar a sua remoção automática. Em suma, adicionar padrões que modificam a estrutura da marca de forma não repetitiva.

Marcação normal contra marcação deformada

“Essas deformações produzem uma imagem marcada que é bastante similar à original, mas, agora, se houver uma tentativa de remoção da marca, ela deixa resíduos bastante notáveis”, indicam os pesquisadores. Isso acontece porque o programa de computador não encontra um padrão único e, com isso, precisa estimar o campo ocupado pela deformação, tornando-se incapaz de remover a marca por completo.

Imagens com marcações "deformadas" se saem melhor na hora de evitar apagamentos automáticos

Google alerta que esse é apenas um método que pode fortalecer a marcação de imagens, porque há também outras maneiras ainda mais eficientes do que aquelas utilizadas atualmente pelos bancos e fotógrafos. É claro que, apesar de toda a tecnologia, os ninjas do Photoshop sempre terão à mão recursos para driblar as marcações feitas na fotografia, mas aí já é outra história.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.