Android: como escanear apps em formato APK que não estão na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Android: como escanear apps em formato APK que não estão na Play Store

Uma das principais características do Android é a facilidade na hora de instalar ferramentas, sejam elas disponibilizadas pela Play Store ou através de terceiros. O problema é que muitos usuários mal-intencionados criam serviços maliciosos se passando por verdadeiros e que podem infectar seu dispositivo. É por isso que a Google sempre recomenda fazer o download de apps que estejam em sua loja online.

Se mesmo assim você gosta de baixar aplicativos que não estão na Play Store, uma dica é utilizar uma plataforma chamada Metadefender. É um programa que usa 40 antivírus diferentes para escanear o aparelho e detectar possíveis ameaças de malware nos arquivos baixados, sejam eles direto da Google Play Store ou no formato APK. Além dessa varredura de identificação, o serviço deleta arquivos que podem comprometer a segurança do gadget.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja abaixo o passo a passo da instalação:

Primeiro, você já precisa ter baixado um arquivo em APK no dispositivo. Se já o tiver, acesse o Metadefender pelo navegador do celular.

Agora, desça um pouco a tela e clique em "Select a file" para escolher um arquivo no gerenciador do Android. Você precisará autorizar a página a acessar esses conteúdos.

Selecione o arquivo baixado anteriormente (ou qualquer outro serviço que deseja escanear) e aguarde o processo ser concluído.

Quando o procedimento for concluído, o programa exibirá algumas informações sobre o arquivo. A primeira que aparece na tela é se existe algum vírus, malware ou risco de vulnerabilidade naquele conteúdo. Se confirmada a ameaça, o próprio Metadefender sugere uma versão mais segura daquele aplicativo para você baixar no mesmo instante.

Há ainda outras abas que podem ser do seu interesse, como "Multiscanning" e "Scan History". Nelas você visualiza dados sobre o histórico do aplicativo pesquisado — por exemplo, se ele já é conhecido por conter malware e o quanto aquela ferramenta foi atualizada nos últimos meses.

O Metadefender ainda possui um aplicativo na Play Store que faz uma varredura no seu smartphone e guarda essas informações para você checar o quanto seu dispositivo está seguro e protegido. O app exibe métricas para que você possa comparar os dados posteriormente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.