15 aplicativos essenciais para Android

6 min de leitura
Imagem de: 15 aplicativos essenciais para Android

Com a rápida popularização do Android no mercado de smartphones, o Google Play tem crescido de forma exponencial, recheado com mais de 400 mil aplicativos. Dessa parcela, boa parte é gratuita e acessível para quase todas as versões do SO.

Por possuir tantas opções, fica difícil saber o que é realmente importante para ter em seu smartphone ou tablet. Na lista abaixo, você vai encontrar algumas opções indispensáveis que tornam a utilização do Android ainda mais prática e interessante. Vamos aos eleitos!

Astro File Manager

Este é um aplicativo essencial por ser uma das maneiras mais práticas de acessar o conteúdo da memória interna e do cartão microSD do aparelho. Através do Astro File Manager, é possível gerenciar e compartilhar seus arquivos, além de compactá-los. Sua interface é simplificada e intuitiva, com opções de visualização em lista e ícones, sistema de busca e navegação em pastas.

Astro File Manager     Astro File Manager

Opera Mobile

Existem várias alternativas disponíveis no Google Play para substituir o simplório navegador do Android, e é difícil encontrar unanimidade entre elas. Escolhemos o Opera Mobile porque, além de possuir uma interface bonita, semelhante à versão desktop do navegador, ele é intuitivo e totalmente traduzido para o português.

Opera Mobile     Opera Mobile

O browser possui uma barra de buscas do Google, atalhos para suas páginas favoritas e opções de visualização que fazem com que ele possa se adaptar ao tipo de conexão com a internet que você usa no smartphone – rápida ou lenta.

QR Droid

Uma das formas de baixar aplicativos em seu Android através do Baixaki é por meio da leitura de QR Codes, imagens codificadas que podem ser lidas pela câmera digital de seu aparelho.

QR Droid     QR Droid

O QR Droid é um dos apps de leitura de códigos QR mais completos disponíveis no Google Play. Através dele é possível ler também códigos de barra e criar QR Codes para links específicos, salvando a imagem em seu aparelho.

APN Brasil

Todas as interfaces do Android têm atalhos de conexão para inserir na homescreen ou que aparecem na barra de notificações, para ativar e desativar o Wi-Fi, Bluetooth e GPS. No entanto, ligar e desligar a conexão 3G não é tão simples.

APN Brasil     APN Brasil

Para não consumir todos os (caros) dados de seu plano, o APN Brasil é uma das melhores opções. O aplicativo é um widget para a homescreen do Android que tem a função de ligar e desligar a conexão 3G com um simples clique, sem precisar acessar o menu de configurações.

Traffic Counter Extended

 

O controle de gastos no smartphone ou tablet é essencial, especialmente para não extrapolar o consumo do 3G e acabar pagando muito caro por isso. Traffic Counter Extended é o melhor app para realizar este tipo de controle.

Traffic Counter Extended    Traffic Counter Extended

Além de calcular seu gasto com o plano de dados de internet, ele pode impor limites para o uso de ligações e envio de mensagens. Em sua interface, você pode encontrar um raio X de como você utiliza o aparelho, exibindo até mesmo gráficos com detalhes sobre o consumo.

Pudding Camera

Pudding Camera não é uma rede social como o app para gadgets da Apple, mas é um simulador de vários estilos de câmeras e filmes. Com ele, você pode criar imagens belíssimas e com alta qualidade, usando e abusando de sua criatividade e das funções que o app oferece. Certamente, vale o download.

Facebook

O aplicativo oficial do Facebook é tão indispensável que até vem instalado na maioria dos Androids. Caso o seu aparelho ainda não tenha este programa, baixe sem culpa, porque é a melhor maneira de se manter atualizado na rede social do momento.

Facebook     Facebook

Através dele, é possível ler atualizações, comentar, “curtir”, postar vídeos, mensagens e imagens. E apesar de ainda ser muito lento, não há opção compatível mais completa que o app oficial.

Zedge Ringtones & Wallpapers

Zedge é um dos aplicativos de personalização mais completos do Google Play. Ele funciona como um banco de imagens, com milhares de papéis de parede para o smartphone ou tablet. Além disso, conta com mais de 200 mil sons de toque e notificação, que podem ser baixados gratuitamente para você utilizar no Android.

Zedge     Zedge

n7player Music Player

O n7player Music Player pode não ser um app popular, como o Winamp, mas ele certamente funciona melhor em seu smartphone ou tablet. O player tem recursos visuais que deixam a navegação entre álbuns, artistas e bandas muito mais prática — utilizando o movimento “pinch to zoom”.

n7 Music Player     n7 Music Player

Além disso, n7player Music Player é recheado de funções que melhoram a sua experiência de ouvir música no Android. Você pode contar com uma tela de bloqueio do aparelho exclusiva, equalizador e busca automática de capas de álbuns — para deixar o player ainda mais bonito.

 AVG Mobilation Antivirus Free 

O antivírus da AVG para Android é uma das opções mais completas disponíveis gratuitamente. Ele oferece proteção em tempo real, analisando cada arquivo e aplicativo que chega ao seu aparelho. É possível programar varreduras automáticas, bloquear aplicativos e apagar informações pessoais.

AVG     AVG

AVG Mobilation Antivirus Free ainda tem um gerenciador de tarefas que faz análise dos programas que você utiliza no Android. Ele também disponibiliza uma forma de acesso remoto ao aparelho, através do site oficial da AVG, para você localizar o aparelho em caso de roubou ou perda, e assim proteger suas informações.

AVG     AVG

GO Launcher EX

A principal característica de GO Launcher EX é ser uma interface que serve de base para várias outras disponíveis no Google Play. Através dela, é possível modificar os botões da tela e o plano de fundo da homescreen.

GO Launcher EX     GO Launcher EX

GO Launcher EX também possui um menu de aplicativos personalizado, com gerenciador de tarefas integrado. Além disso, você pode instalar widgets exclusivos da interface para sua tela inicial.

Twitter

Demorou, mas finalmente o aplicativo oficial do Twitter se estabeleceu como o principal app utilizado para acessar a rede social no Android. Se antes ele era um pouco lento, oferecia poucas opções de download e notificações, agora ele é, sem dúvidas, a principal opção para quem acessa o microblog.

Twitter     Twitter

Seu estilo está totalmente alinhado ao modelo do site e, por esse motivo, quem já acessa a rede social vai se sentir totalmente familiarizado ao usar o aplicativo — que fica mais acessível a cada atualização.

Whatsapp Messenger

Whatsapp Messenger é a melhor forma de trocar mensagens através do Android. E podemos afirmar isso sem nenhum medo de errar. Ele é uma mistura de messenger com SMS, em que você pode falar com todos os seus amigos sem gastar um centavo com isso.

Whatsapp     Whatsapp

O aplicativo também está disponível para iPhone. Por esse motivo, o número de contatos online no Whatsapp é muito grande, permitindo uma comunicação fácil e rápida. E não é preciso adicionar contatos, pois o app reconhece imediatamente todos os  números de sua agenda que também usam o serviço, exibindo-os em sua interface.

Foursquare

 

Outra rede social indispensável no Android é o Foursquare. Seu aplicativo oficial é excelente e pode ser muito mais útil do que você pensa. Além de postar sua localização e compartilhar com seus amigos, é possível pesquisar estabelecimentos na região.

Foursquare     Foursquare

Dessa forma, você pode encontrar restaurantes, bares, lojas, bancos e todo o tipo de necessidade, explorando a região em que você está e trocando experiências com outras pessoas da rede.

Appkik

E depois de uma lista com tantos apps, um gerenciador de aplicativos é algo essencial. Appkik é útil e bonito ao mesmo tempo, oferecendo várias funções importantes em uma interface intuitiva e agradável.

Appkik     Appkik

Através dele, é possível visualizar todos os aplicativos instalados em seu aparelho e encontrá-los utilizando o mecanismo de busca do app. Appkik desinstala vários programas ao mesmo tempo, realiza backups para o cartão de memória do Android e ainda conta com um gerenciador de tarefas.

....

Esta é a lista de indicações do Tecmundo para os leitores que utilizam Android. E você? Utiliza algum aplicativo do sistema operacional da Google que considera indispensável? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Baixaki     Baixaki

Lembrando que todos os apps podem ser encontrados no aplicativo oficial do Baixaki, com nossas análises sobre os principais destaques do Google Play. E ao final de cada semana, não deixe de conferir a seleção dos aplicativos e jogos mais legais testados pela equipe do Baixaki!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.