SMS de emergência gratuito é regulamentado pela Anatel

1 min de leitura
Imagem de: SMS de emergência gratuito é regulamentado pela Anatel

(Fonte da imagem: Divulgação/Anatel)

A criação de um serviço para envio de SMS gratuitas para serviços públicos de emergência foi divulgada ontem no Diário Oficial da União. A novidade veio da Agência Nacional de Telecomunicações, a qual informou que as operadoras de telefonia móvel serão obrigadas a possibilitar o envio das mensagens sem poder cobrar qualquer valor.

Não há detalhes sobre todos os serviços que farão parte desse projeto, mas sabe-se que os usuários poderão contatar a polícia e os bombeiros de maneira parecida como fazem através de chamadas.

O serviço não deve entrar em funcionamento de imediato, pois será preciso criar uma infraestrutura antes de disponibilizar a novidade para os usuários. Para agilizar o processo, a Anatel montou uma equipe que auxiliará tanto os órgãos públicos quanto as operadoras.

Ainda não foram definidos os detalhes técnicos e funcionais relacionados ao envio e ao recebimento das mensagens. Assim que houver um sistema pronto para que os órgãos públicos possam receber as SMS de forma simples como ocorre com as chamadas, será possível disponibilizar a novidade ao público.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.