6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Existem vários sistemas para enviar torpedos sem pagar nada. Veja qual combinação de serviço e operadora mais se ajusta às suas necessidades.
  • Visualizações95.175 visualizações
Por Eduardo Vieira Karas em 20 de Outubro de 2011

Apesar de mensagens SMS custarem apenas alguns centavos, há sempre aquele momento em que faltam créditos no celular ou estamos sem o aparelho por perto. Independente do preço, há também aqueles que mandam dezenas de torpedos por dia — o que pode virar uma bola de neve e encarecer a tarifa.

Mesmo existindo vários planos mensais para torpedos ilimitados, muitos usuários recorrem a uma alternativa que fica cada vez mais popular: utilizar serviços online para enviar recados de texto para celulares sem ter que pagar nada por isso.

Desde já vamos avisando que as opções virtuais não têm a mesma qualidade nem os mesmos recursos oferecidos pelo sistema tradicional de transmissão pelos aparelhos — aconselhamos, por exemplo, o envio de todos os torpedos sem acentos ou sinais de pontuação.

Em contrapartida, todas as opções listadas abaixo são inteiramente gratuitas, rodam direto do navegador e não pedem a instalação de nenhum tipo de plugin para expedir torpedos. Acompanhe a tabela e veja qual serviço se comportou melhor com qual operadora:

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]AmpliarComparativo de qualidade entre os 6 serviços pesquisados. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

1. SMS On-line

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Dentro do teste comparativo, o SMS On-line foi o único serviço que conseguiu entregar as mensagens para as quatro principais operadoras (embora ainda tenha demorado mais de 15 minutos para um celular Vivo receber um torpedo).

Apesar de necessitar de um cadastro inicial para permitir acesso às funções, o sistema não pede nenhum tipo de confirmação via email ou celular — basta ao usuário entrar com os dados que logo em seguida os recursos estarão liberados.

Uma vantagem do site é que ele detecta automaticamente a operadora (algo de grande ajuda quando você não sabe a qual rede pertence algum número). No entanto, todas as mensagens aparecem sem remetente, e com a palavra “WCFHost” iniciando o texto.

Outra coisa que nos pareceu chata é que é preciso escolher o DDD e depois apertar TAB para acessar o campo de entrada numérica. Se você apenas clicar no local, o cursor apresenta problemas de inserção. Da mesma forma, pontos de interrogação, letras acentuadas e outros caracteres exóticos podem cortar o conteúdo da mensagem (são substituídos por símbolos desconhecidos).

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]Ampliar (Fonte da imagem: SMS On-line)

Pontos fortes:

Não pede que se selecione operadora.

Enviou para todas as quatro principais redes.

Pontos fracos:

A mensagem vem sem assinatura.

Acentos e outros caracteres ficam com problema na exibição.

2. Envio de Torpedo Gratuito

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Pelo sistema desenvolvido por Victor Tassinari, o cadastro já é realizado junto com o envio. Na verdade, os dados inseridos (com exceção do email) farão parte do corpo da mensagem, assinando o texto com “Enviado por”, mais nome e número de celular.

Apesar de só ter “furado” com a operadora Claro, o serviço não é dos mais rápidos. Nenhuma das outras mensagens chegou instantaneamente: para TIM e Oi, a demora foi aceitável (entre 2 e 5 minutos), enquanto um aparelho Vivo teve que amargar mais de 15 minutos de espera.

IMPORTANTE: neste serviço, você deve usar a numeração ao estilo “01199999999”, com todos os caracteres juntos, sem hífen ou parênteses e o “0” antes do DDD.

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]Ampliar (Fonte da imagem: Envio de Torpedo Gratuito)

Pontos fortes:

Permite assinatura e identificação de outro número de celular.

Envio realizado na tela inicial.

Pontos fracos:

O recebimento não é instantâneo.

Falhou com a operadora Claro.

3. Oi Torpedo 1.0

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Como o próprio nome diz, este aqui é um modo de envio de torpedos exclusivo da operadora Oi. Ele funciona pelo site oficial da empresa, algo que garante mais segurança e confiabilidade para os usuários. O processo é bem simples e requer apenas um código de verificação para funcionar.

Destacamos o tempo de envio, que foi praticamente instantâneo. O conteúdo, entretanto, é o menor em termos de tamanho (apenas 121 caracteres, incluindo a assinatura). Mas, inevitavelmente, o que mais limita o serviço é o fato de ele trabalhar apenas com uma operadora.

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]Ampliar (Fonte da imagem: Oi Torpedo Grátis)

Pontos fortes:

Serviço oficial e confiável.

Rapidez na entrega.

Pontos fracos:

Funciona apenas com Oi.

Mensagem limitada a 121 caracteres

4. Sbrobous

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Por trás de uma interface amadora e um nome esquisito, o Sbrobous conseguiu enviar SMS para três operadoras sem equívocos. Contudo, o processo de envio é um pouco complicado, já que é preciso esperar propagandas (às vezes mais de uma vez) e escolher uma das operadoras antes de proceder.

Em meio a tudo isso, o serviço também oferece suporte a algumas redes menos populares, como CTBC, Sercomtel, BrasilTelecom, Nextel e aeiou. Na avaliação feita pelos usuários do Baixaki, o serviço, até o momento, é o mais bem cotado — os quase quatro anos de existência também colaboram para a manutenção do site.

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]Ampliar (Fonte da imagem: Sbrobous)

Pontos fortes:

Mais bem cotado entre os usuários Baixaki.

Quase quatro anos de existência.

Pontos fracos:

Site confuso.

Precisa esperar propagandas antes de enviar.

5. Torpedos SMS Gratuito

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Diferente do Sbrobous, aqui o mecanismo é bem direto: além do campo de encaminhamento estar na tela inicial, o procedimento de envio para qualquer operadora é igual, pedindo somente os dados de destinatário e remetente (não obrigatórios) e o reconhecimento de um captcha.

O serviço funcionou corretamente com celulares Vivo e Claro. Quando testamos a rede da Oi, nada da mensagem chegar. Em relação à TIM, houve certa instabilidade, já que nos primeiros testes o torpedo não chegou; numa segunda bateria, contudo, os SMS atingiram seu destino sem problemas.

Pontos fortes:

Vem com identificação no início da mensagem.

Pontos fracos:

Limite diário de 20 torpedos por IP.

6. Torpedo Gratuito

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo]

Este aqui é o serviço com o maior número de acessos no Baixaki. Além disso, a interface é uma das mais bem distribuídas — você entra no site e já pode começar a enviar os torpedos. Para facilitar ainda mais, há um recurso que descobre a qual operadora pertence um celular de maneira super-rápida.

Infelizmente, durante o nosso período de testes, o despacho de torpedos para TIM e Vivo estava em manutenção, não permitindo nem concluir o procedimento de transmissão. No caso de números Oi e Claro, o mecanismo vale a pena.

6 serviços online para mandar SMS de graça [vídeo] (Fonte da imagem: Torpedo Gratuito)

Pontos fortes:

Descobre a qual operadora pertence um celular.

Interface bem distribuída.

Pontos fracos:

Manutenção do sistema TIM e Vivo.

...

Depois de todos os serviços testados, podemos dizer que ainda não encontramos o sistema ideal para o envio de SMS gratuitos via web. Lembramos a todos de que os mecanismos são instáveis e podem variar o funcionamento de acordo com horário e local — tanto do remetente quanto do destinatário.

Dessa maneira, sempre é interessante pedir para a pessoa responder se recebeu a mensagem de alguma maneira (enviando SMS para um número de celular, ligando de volta etc.) Contudo, se você estiver em apuros ou precisa de urgência na entrega do torpedo, não hesite: parta para um meio mais confiável quando for se comunicar.

http://baixaki.com.br/download/oi-torpedo.htm


Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!