Dot apresenta o primeiro smartwatch do mundo com textos em Braille

1 min de leitura
Imagem de: Dot apresenta o primeiro smartwatch do mundo com textos em Braille

A desenvolvedora sul-coreana Dot apresentou na última quinta-feira (30) o primeiro smartwatch do mundo capaz de exibir textos na linguagem Braille. Para isso, o dispositivo possui um display constituído por uma série de pontos que podem projetar até quatro caracteres na linguagem de forma simultânea.

Os usuários do dispositivo podem modificar a velocidade de exibição dos caracteres de forma a acelerar ou diminuir o processo de leitura. “90% das pessoas cegas ficam assim após o nascimento e não há nada para elas no momento — elas perdem o acesso à informação muito subitamente”, afirma o CEO e cofundador da empresa, Eric Ju Yoon Kim.

“O Dot pode ser sua conexão, eles podem aprender Braille e acessar informações diárias através de seus dedos, que é o objetivo dessa literatura”, explicou o executivo ao Tech in Asia. Assim como outros relógios inteligentes, o aparelho possui alarmes, mensageiro, sistema de navegação e conexão Bluetooth — a bateria promete durar até 10 horas de uso ininterrupto.

Uma das vantagens apresentadas pelo relógio é o fato de ele também servir como um leitor digital, visto que ele não sofre dos mesmos problemas de restrição de tamanho de tela vistos em um produto convencional. O Dot deve chegar ao mercado norte-americano em dezembro deste ano por um preço ainda não definido que deve ficar abaixo de US$ 300.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.