Aria, o acessório que faz você controlar smartwatches sem ter que tocá-los

1 min de leitura
Imagem de: Aria, o acessório que faz você controlar smartwatches sem ter que tocá-los

Um dos problemas encontrados por donos de um smartwatch é que caso você esteja com o braço oposto ao do relógio ocupado (escovando os dentes ou segurando um copo, por exemplo), não é possível acessar menus e responder notificações. E essa necessidade parece ser tão urgente que um acessório foi criado especialmente para sanar a dificuldade.

Trata-se do Aria, um extensor que é acoplado na pulseira de um smartwatch e permite o controle de um relógio inteligente por gestos feitos pelos dedos. Ele reconhece movimentos do pulso e, a partir de uma série de sensores, os transforma em ações dentro do gadget.

O ato de abrir a mão pode ser configurado como um toque simples para abrir os menus e deslizes dos dedos viram o "scroll", só para citar alguns exemplos. O Aria é feito de silicone e parece quase imperceptível quando acoplado a um smartwatch.

Em breve, o Aria chegará ao Kickstarter para receber financiamento. O modelo mais barato deve custar US$ 69 (cerca de R$ 215) e ser compatível com o Pebble, mas dispositivos com o Android Wear também estão confirmados — no vídeo, pode ser visto o controle de um Moto 360.

Dificilmente o Apple Watch receberá um acessório como o Aria. Ainda assim, o modelo também ganhará um kit de desenvolvimento para interessados que queiram criar apps específicos para uso com o Aria. Neste caso, o iOS está incluso em uma forma diferente: você usaria a pulseira no relógio, mas só para controlar apps no iPhone ou iPad, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.