Fabricantes de relógios de luxo começam a entrar no campo dos smartwatches

1 min de leitura
Imagem de: Fabricantes de relógios de luxo começam a entrar no campo dos smartwatches
Imagem: MotionX

Quando os smartwatches começaram a chamar atenção de verdade com o advento do Android Wear, as fabricantes de relógios de luxo achavam que isso não afetaria de forma alguma seus negócios. Agora que modelos como o LG Watch Urbane começaram a aparecer, parece que as marcas suíças passaram a ver a novidade como uma ameaça e estão correndo atrás do prejuízo com a plataforma "MotionX".

Ao que parece, essa plataforma é uma solução para fabricantes de relógios tradicionais, como as marcas de luxo da Suíça, incluírem componentes eletrônicos — como sensores de movimento — em seus relógios analógicos ou digitais. Com isso, é possível rastrear atividades físicas e medir dados vitais do usuário pareando aparelhos dessa plataforma com smartphones Android e iOS usando um app específico.

Mondaine

Entre as marcas que já aderiram ao MotionX, temos a Mondaine, a Alpina e a Frederique Constant, todas conhecidas por seus relógios caros e exclusivos. Cada uma delas lançou um modelo diferente para essa nova plataforma, e todos podem ser usados com o mesmo app para smartphones. Em breve, espera-se que outras companhias do setor de luxo também comecem a usar o Motion X.

Frederique Constant

Contudo, nenhum desses modelos atuais tem uma tela digital, ficando com seus mostradores analógicos bem tradicionais. Só de olhar, ninguém diria que esses dispositivos são de fato smartwatches com conexão Bluetooth e sensores para atividades físicas. Essa característica, entretanto, faz com que eles sejam bem econômicos em questão de bateria. Cada um deles consegue durar por até 2 anos com uma só carga.

Alpina

Se você é leitor assíduo do TecMundo, esse tipo de relógio inteligente não lhe deve ser estranho. Há algum tempo, mostramos aqui os modelos Activité da francesa Withings. A diferença funcional entre esses modelos com MotionX e os Activité é basicamente a aparência. Os valores desses relógios suíços não foram revelados ainda, mas como são aparelhos de luxo, certamente serão mais caros que os da Withings, que são vendidos a partir de US$ 150.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.