Dicas do Windows 7: como remover definitivamente o ícone do Skype da Barra de tarefas

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como remover definitivamente o ícone do Skype da Barra de tarefas

O Windows 7 com certeza trouxe muita facilidade e praticidade para o dia a dia das pessoas que o utilizam, porém, em alguns aspectos, ele acaba pecando pelo acesso. Ao tentar deixar à mão todos os aplicativos utilizados pelo usuário, muitas vezes, ele superlota a Barra de tarefas com ícones de programas que nem sequer estão em uso no momento.

Se você passa por isso e deseja aprender como liberar um pouco do espaço aprisionado pelo Windows 7, fique atento a esta dica relacionada ao ícone do Skype. Na versão para o sistema operacional em questão, o comunicador instantâneo continua presente na Barra de tarefas mesmo quando não está sendo utilizado. É hora de acabar com isso!

Guia passo a passo

Retirar o ícone do Skype da Barra de tarefas é uma tarefa simples que pode ser feita de duas formas. Dependendo da versão do comunicador que você tiver instalada no seu computador, só será possível utilizar a segunda maneira. Acompanhe o guia passo a passo mostrado abaixo para saber mais.

Mudando as configurações do Skype

Abra a janela principal do Skype, onde as informações sobre a sua conta e sobre os seus contatos aparecem. Selecione “Ferramentas” no menu superior desta tela (se você estiver utilizando o Skype no idioma inglês, este mesmo item será chamado de “Tools”). Em seguida, clique em “Opções” (ou “Options”) para abrir a janela de configurações do comunicador.

Selecione Ferramentas >> Opções para encontrar a função desejada

Na tela que aparecer em seguida, você pode conferir várias possibilidades de personalização para as ações do Skype, a fim de deixá-lo o mais agradável possível para você. Porém, neste caso, vamos utilizar apenas uma das opções deste menu, que está localizada no item “Avançado”, o último a aparecer na barra lateral da janela.

Tendo selecionado a opção mencionada, clique em “Configurações avançadas” (“Advanced Settings”), primeiro item que aparece na relação de possibilidades de “Avançado”. À direita desta barra lateral, aparecem as ações que o usuário pode realizar dentro do item escolhido.

Desmarque a opção destacada nesta figura

Note que existe uma caixa de seleção com a seguinte descrição: “Manter o Skype na barra de tarefas enquanto eu estiver conectado”. Desmarque este checkbox para mandar o mensageiro para a Área de notificação enquanto não for utilizado.

A partir de agora, o Skype não vai mais ocupar espaço desnecessário na sua Barra de tarefas se não houver nenhuma conversa ou janela do comunicador aberta. Caso você não tenha encontrado esta opção no seu Skype, siga os passos do próximo método apresentado logo abaixo.

Utilizando o modo de compatibilidade

Para aqueles usuários que possuem versões mais antigas do Skype, ou que não conseguiram encontrar a opção mencionada no primeiro método, o Baixaki mostra uma forma alternativa de tirar o comunicador da Barra de tarefas. Seguindo os passos já informados para retirar o ícone do MSN Messenger, a segunda forma de realizar esta tarefa é tão simples quanto a primeira.

Siga o caminho Menu Iniciar >> Todos os Programas e procure pelo Skype na lista de aplicativos exibida. Outra forma de encontrá-lo é utilizando a caixa de busca do Windows 7: ao abrir o Menu Iniciar, digite o nome do software no campo onde está escrito “Pesquisar programas e arquivos”, na parte inferior do menu.

Duas formas de encontrar o Skype no Menu Iniciar

Ao achar o ícone do Skype no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre ele para abrir as ações disponíveis. Selecione o item “Propriedades”, a última opção da lista, para visualizar a janela onde está a opção destinada a desativar o Skype da Barra de tarefas.

Já na janela “Propriedades de Skype” você encontra seis abas que mostram as configurações disponíveis organizadas por tipos. Selecione “Compatibilidade”, situada na parte inferior esquerda desta relação, e, no item “Modo de compatibilidade”, deixe marcada a caixa de seleção “Executar este programa em modo de compatibilidade”. Por último, na barra de rolagem localizada logo abaixo desta caixa, escolha uma das opções para o Windows Vista.

Em Compatibilidade, escolha Windows Vista

Ao realizar estes passos, clique em “Aplicar” e em “OK” nesta mesma janela para validar a modificação. Agora, seu Skype não ocupará mais espaço desnecessário na Barra de tarefas quando não estiver em uso, sendo mostrado diretamente na Bandeja de sistema, que pode ser acessada a partir da Área de notificação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.