Skype: como fazer uma ligação a partir do navegador

3 min de leitura
Imagem de: Skype: como fazer uma ligação a partir do navegador

Baixe o plugin e até mesmo dispense a versão para Desktop do Skype. (Fonte da imagem: Reprodução/Skype)

Estabelecer chamadas gratuitas de vídeo por meio do Skype é prática comum de quem usa o popular aplicativo. Mas e que tal começar a conversar com seus contatos do mensageiro por meio de sua conta junto ao Outlook a partir de um browser? Lançado pela Microsoft, o Skype Web Plugin permite a realização de videoconferências diretamente a partir de sua conta de email.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas, para que esta nova função possa ser utilizada, será preciso que suas contas Skype e Outlook estejam devidamente conectadas. E combinar ambos os perfis é bastante fácil – é possível, inclusive, fazer com que seus amigos de Facebook e contatos cadastrados nos serviços da Google façam parte de sua rede no Outlook.

Passo 1 – Instale o aplicativo

O recurso de ativação de chat entre conta de email e contatos de Skype não é nativo do Outlook. E, naturalmente, o aplicativo Skype Web Plugin precisa ser instalado em seu navegador. No Windows, são capazes de executar esta aplicação os navegadores Internet Explorer 8 e superiores, Google Chrome 19 e superiores e Firefox 12 e superiores. Para Mac, os navegadores Google Chrome 19 e superiores e Firefox 12 e superiores estão habilitados a rodar o Skype Web Plugin.

Ao clicar sobre o botão acima, uma nova aba será aberta. Nela, clique sobre o botão “Baixe o pugin do Skype” e siga as instruções respectivamente elencadas. Execute e instale o arquivo baixado por seu navegador e clique, sem seguida, sobre a opção “Vamos começar”. Para que a ocorrência de problemas seja evitada durante a próxima etapa deste tutorial, sugerimos que seu browser seja reiniciado. Feito isso, passe então para a etapa seguinte do processo.

Antes de tudo, instale o plugin. (Fonte da imagem: Reprodução/Skype)

Passo 2 – Conecte suas contas

Após a instalação de Skype Web Plugin, o login no Outlook deverá ser feito (isso se seu navegador foi reiniciado, conforme sugerido). Note que uma mensagem de notificação logo será exibida pela tela inicial de seu email: “Você agora pode fazer chamadas pelo Skype diretamente de sua caixa de entrada do Outlook.com”, dirá o alerta. Feche a janela e então habilite a conexão entre os seus perfis.

Vincule seus contatos Skype ao Outlook. (Fonte da imagem: Reprodução/Skype)

Clique sobre o balão “Mensagens” (ícone localizado à direita do canto superior do Outlook), e selecione a opção “Contatos de Skype”. Siga também as indicações feitas pelo comando e pronto: suas contas Skype e Outlook foram conectadas uma à outra.

O serviço pode ainda não estar disponível em algumas regiões. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Passo 3 – Inicie a chamada

Clique sobre a caixa de diálogo do campo “Mensagens” para visualizar a lista de contatos online. Selecione um de seus amigos e atente para a aparição de novos ícones em seu chat de email. Envie um convite de chamada por vídeo de Skype por meio do Outlook clicando então sobre o ícone ilustrado por uma pequena câmera. Fácil, não? Ligações podem ser também feita por meio do botão de telefone exibido pelo Skype Web Plugin.

Chamadas para Skype para Desktops podem ser feitas. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Atenção

Durante nossos testes, o serviço de chamadas por vídeo de Skype via Outlook ficou indisponível durante certo tempo. Dessa forma, foi preciso realizar a sequência descrita acima em outra máquina e sob os domínios de outra conta – fato que justifica a diferença entre as cores dos screenshots postados. Mas por que isso acontece?

Conforme informa a própria Microsoft, diversos motivos podem ocasionar erros durante a implementação deste aplicativo no Outlook. Se o serviço oferecido por Skype Web Plugin não está funcionando em sua conta, algum dos seguintes problemas podem ter ocorrido:

  • Instalação de Skype Web Plugin não concluída de forma correta;
  • Incompatibilidade entre aplicativo e navegadores;
  • O serviço pode não estar disponível em sua região até o momento;
  • Um problema temporário de conexão entre Outlook e Skype pode estar acontecendo. Reinicie seu navegador ou tente realizar o intercâmbio entre ambas as contas em outro momento; ou
  • Se você possui várias contas Microsoft, um endereço de email errado pode ter sido vinculado ao Skype (clique aqui e saiba como resolver este problema).

....

O plugin disponibilizado pela Microsoft é uma solução ideal a quem não deseja possuir a versão do Skype para Desktop em seu computador. Importante deixar claro que a realização de chamadas através do Outlook pode ser feita entre contas de email ou entre conta da Microsoft e versão do Skype para Desktop. Mas é preciso considerar o fato de que o funcionamento do Skype Web Plugin pode não acontecer. Fique atento às observações feitas e aproveite mais este versátil aspecto de seu Outlook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.