A rede do Skype passa por problemas neste momento. Aparentemente, não se trata de dificuldades em escala global, mas usuários utilizaram mídias sociais, principalmente Twitter, para relatar que estão com problemas para fazer ligações e até mesmo para conectar o comunicador.

Muitos membros da equipe NZN também não conseguiram se conectar. O que funcionou foi desinstalar o software completamente, com a ajuda de um desinstalador que removeu todos os arquivos relacionados ao programa (por exemplo, o Revo Uninstaller). Aparentemente, o problema está no arquivo “shared.xml”. Os usuários podem tentar apagar esse arquivo para se conectarem.

Como resolver o problema

O Twitter oficial do Skype afirmou que identificou o problema e vai encontrar a solução em breve, mas você pode seguir estes simples passos.

No Windows Vista e 7

  • Feche o Skype totalmente, inclusive o ícone na Bandeja de sistema (systray) - clique com o botão direito e em “Sair do Skype”;
  • Certifique-se de que a opção para visualizar arquivos e pastas ocultos está habilitada. Para isso, vá na busca do Menu Iniciar e digite “executar”. 

  • Em seguida, digite “control folders” e clique em “OK”.

  • Na aba “Modo de Exibição”, marque a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.

  • Então, localize o arquivo “shared.xml”. Para isso, vá na busca do Menu Iniciar e digite “executar”. Em seguida, digite “%appdata%\skype” e clique em “OK”.

  • O Windows Explorer vai abrir a pasta onde está esse arquivo. Delete-o e reinicie o Skype.

No Windows XP

  • Feche o Skype totalmente, inclusive o ícone na Bandeja de sistema (systray) - clique com o botão direito e em “Sair do Skype”;
  • Certifique-se de que a opção para visualizar arquivos e pastas ocultos está habilitada. Para isso, acesse o Menu Iniciar e vá em “Executar”.

  • Digite “control folders” e clique em “OK”.

  • Na aba “Modo de Exibição”, marque a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.

  • Então localize o arquivo “shared.xml”. Para isso, vá no Menu Iniciar e em “Executar”. Digite “%appdata%\skype” e clique em “OK”.

  • O Windows Explorer vai abrir a pasta onde está este arquivo. Delete-o e reinicie o Skype.

No Mac OS X

  • Feche o Skype;
  • Vá até a pasta "~/Library/Application Support/Skype/";
  • Delete o arquivo "shared.xml" e reinicie o Skype.

No Linux

  • Execute o comando "mv /home/SEUUSUÁRIO/.Skype/shared.xml /home/SEUUSUÁRIO/.Skype/shared_old.xml" no terminal.