Sim, o hoverboard é real: veja em vídeo o skate voador da Lexus

1 min de leitura
Imagem de: Sim, o hoverboard é real: veja em vídeo o skate voador da Lexus

O futuro chegou. Aquele mundo utópico que povoa nosso imaginário, com carros voadores, sistemas completamente automatizados e robôs pode não ser tão utópico assim, ao menos se observarmos filosoficamente o que o vídeo acima traz. Trata-se de um hoverboard real, físico, palpável, num projeto da Lexus que deixaria o Duende Verde com inveja. E daria orgulho a Marty McFly.

O equipamento utiliza levitação magnética para flutuar sobre o chão, a poucos centímetros dele, e nitrogênio líquido para o resfriamento. No entanto, segure a empolgação: os supercondutores que a Lexus aplicou em seu hoverboard permitem que o skate voador flutue sobre superfícies magnéticas apenas. Traduzindo: não é possível utilizar o equipamento numa pista de skate de concreto. Ainda não há tecnologia ou invenção para isso. E esse spoiler já conhecemos em “De Volta Para o Futuro”, certo?

O TecMundo publicou, no final do ano passado, a notícia sobre um hoverboard da Hendo, que estava captando recursos no Kickstarter. Mas o produto da Lexus aposta em algo mais ambicioso, com acabamento oriundo de bambu, base de fibra de carbono e, convenhamos, um efeito supimpa que essas fumacinhas geram. Estiloso é pouco.

Parece uma “almofada de ar”

Até mesmo um skatista profissional foi contratado pela Lexus: Ross McGouran, que parece concordar com os méritos do hoverboard. O atleta compara o equipamento com skates de verdade e diz que andar sobre a invenção é como “flutuar numa almofada de ar”. A nós, leigos, isso pode soar tão fácil quanto difícil.

Ainda não há quaisquer detalhes do skate voador no mercado. Previsões, preços e países que receberão o produto ainda são itens distantes da agenda da Lexus – ou talvez de toda a sociedade –, até porque não sabemos se o produto do vídeo representa algo próximo ao resultado final ou se é um protótipo embrionário.

Será que a sociedade estaria preparada para os skates voadores, ou hoverboards? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.