Chromium OS: primeiras impressões

4 min de leitura
Imagem de: Chromium OS: primeiras impressões

Segundo um velho ditado popular, “a primeira impressão é a que fica”. Bem, se ele realmente estiver correto, não temos muitos motivos para ficar alegres após analisar pela primeira vez o Chromium OS, o sistema operacional desenvolvido pelo gigante Google.

Embora a empresa tenha deixado claro que não pretende, pelo menos nesse estágio do seu projeto, competir ou mesmo substituir os tradicionais sistemas desenvolvidos pela Microsoft e pela Apple, ainda assim não há como negar o desapontamento que tivemos ao testar o funcionamento do Chromium OS.

Antes de conferir a nossa análise, vale ressaltar um aspecto: a versão que tivemos acesso não é oficial e, por isso mesmo, não temos como afirmar que ela é final e não sofrerá mais mudanças antes do lançamento. Porém, excetuando-se a correção de alguns problemas, é difícil imaginar que teremos algo tão diferente do que vimos pela frente.

Tela inicial do Chromium

Um navegador com sistema operacional

Se fôssemos resumir em uma frase o que é o Chromium OS poderíamos utilizar esta do subtítulo para descrevê-lo perfeitamente. O novo sistema operacional nada mais é do que uma plataforma de suporte para execução do navegador Google Chrome.

Em outras palavras: depois de instalado o sistema operacional não espere ver aplicativos instalados ou mesmo se preocupar em baixar novos programas para começar a trabalhar. Todas as funções disponíveis estão online e podem ser acessadas à partir do Google Chrome.

GTalk em execução no Chromium

O layout da tela inicial é extremamente simples: apresenta dezoito icones, com link direto para algumas das funções que o Google acredita serem as mais procuradas pelo usuários. A primeira linha exibe ícones para ferramentas de trabalho: Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail, Google Calendar, Google Reader e Google Docs.

Na segunda linha o destaque fica para os links de informação audiovisual como YouTube, PicasaWeb, Hulu (TV online), Lala (música online) e Pandora (rádio online). Na terceira linha, ferramentas complementares de trabalho como Contacts, Calculator e To-do list. E, por fim, a última linha privilegia ícones de interação social e diversão como Books, Chess, Facebook e Twitter. Interessante notar que a própria rede social da empresa – o Orkut – ficou de fora.

Google Docs executado via Chromium

Funcionamento e navegação

Não há nenhuma função diferenciada para os usuários do Chromium OS. O funcionamento do sistema operacional seria exatamente igual se você estivesse com o Windows ou Linux instalados e navegando na web por meio do Google Chrome.

Assim como já é possível personalizar o seu navegador com todas as opções online que o Google oferece, da mesma forma você pode fazer o mesmo no novo sistema operacional. A grande diferença aqui fica por conta da aposta na chamada “computação em nuvens”, uma tendência da internet para o futuro. O portal Baixaki já abordou esse assunto no artigo “O que é computação em nuvens”. Em resumo: não há nenhum aplicativo instalado e também não é possível instalar nada nele.

Lala é um dos serviços recomendados na página inicial

O Chromium OS será revolucionário?

Depende. Nesse campo, fazer qualquer afirmação positiva ou negativa nada mais seria do que mera especulação. Há uma tendência na internet que, no futuro, cada vez será menor a quantidade de informações armazenadas no seu computador. Em contrapartida, como já acontece hoje em dia, é cada vez maior o espaço virtual disponível para hospedar arquivos e mesmo executar aplicativos.

Agora, imaginar que da noite para o dia o usuário assimilará essa mudança, aí sim, é algo descabido – e não é essa a proposta do Google. Por isso, antes de qualquer afirmação que se possa fazer sobre o futuro do Chromium OS, é importante desmistificarmos algumas questões.

O Chromium OS não é Linux e não é o Android. O Linux apenas empresta o seu kernel para servir de base ao código do novo sistema operacional. Da mesma forma, o Android é um sistema para dispositivos móveis independente, e um não concorre de forma alguma com o outro e nem há algum tipo de similaridade.

Como já dissemos anteriormente, o Chromium OS não vai competir com o Windows e nem tem intenção alguma de rodar os aplicativos já existentes. A proposta é que tudo funcione via web e, por isso, não há a mínima intenção que, no futuro, novos aplicativos sejam instalados ou desenvolvidos para ele. Por fim, não há previsão oficial do lançamento. Boatos dão conta que apenas no final de 2010 ele estaria disponível no mercado para download.

Já que você não tem nenhum arquivo, que tal jogar xadrez online?

Também quero testar o Chromium OS

Em nossos testes executamos o novo sistema operacional a partir de uma máquina virtual, no caso a VirtualBox. Você pode baixar este aplicativo aqui no Baixaki e o passo a passo para sua instalação você encontra na página do programa.

Em seguida baixamos a imagem do arquivo a partir deste link. Ressaltamos que esta não é uma fonte 100% confiável e o download fica por sua conta e risco. Recomendamos ainda que você não utilize a sua conta principal do Gmail. O ideal é criar uma conta específica para esse fim.

Tela de login no sistema do Chromium OS

Depois de baixar (o arquivo está em torrent, para baixá-lo por completo utilize programas como o uTorrent ou o BitTorrent), configure a imagem como fonte de origem da máquina virtual. Defina o sistema operacional e a versão como Linux e, no campo destinado a mémória RAM, deixe um mínimo de 512 MB. Depois de concluída a configuração, clique no botão “Start” para rodar o novo sistema operacional. Na tela de login, entre com os dados (email e senha) de uma Google ID.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.