Primeiras impressões: a Siri agora fala português

1 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: a Siri agora fala português

A assistente pessoal Siri foi integrada no iOS em sua sétima versão, ainda na época do lançamento do iPhone 4S. Desde então os usuários brasileiros sempre se perguntaram quando a Siri falaria português e, ao que parece, a espera está chegando ao fim.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Apple liberou nesta semana a versão 8.3 do iOS para desenvolvedores e nela já é possível utilizar a Siri em português. Se você não é desenvolvedor, mas está curioso para testar a novidade, vale a pena conferir este link e descobrir como instalar a Siri no seu iPhone. O TecMundo já testou a novidade e conta para você quais foram as nossas primeiras impressões.

Boa contextualização

A melhor notícia que os usuários de iOS poderiam ouvir é essa: a contextualização das informações bem como o entendimento das variações de fala do idioma foram trabalhadas muito bem. Dessa forma, percebemos em nossos testes que na grande maioria das vezes a compreensão da fala é perfeita.

Ao iniciar o uso da Siri, você terá acesso a uma série de sugestões de perguntas que poderá fazer para interagir com o software. É possível abrir aplicativos específicos, fazer pesquisas na internet, checar a temperatura ou a hora certa em outros países, tudo apenas com comandos de voz.

Com utiliza a internet para buscar as informações, o tempo de resposta varia de acordo com a velocidade da sua conexão. Na maior parte das vezes, recebemos respostas precisas. Entretanto, vez ou outra o sistema não compreende sua voz e dá informações atravessadas. Ainda assim, nada que vá incomodar o usuário durante a interação.

Valeu a pena esperar?

Vale lembrar que ainda estamos falando de uma versão beta, portanto até o lançamento do iOS 8.3 oficialmente para os consumidores algumas melhorias podem ser implementadas. Contudo, gostamos muito do que vimos em nossos primeiros testes. A compreensão do nosso idioma, especialmente em perguntas contextuais ( como “vai fazer calor hoje?”), chega com um nível de precisão adequado.

Ainda sentimos a falta de integração com serviços específicos, como acontece na versão em ingl6es. Se você busca resultados da NBA, por exemplo, recebe respostas mais completas e contextualizadas do que se pesquisar pelos resultados do Campeonato Paulista. Entretanto, parece promissora a chegada da Siri ao iOS dos brasileiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.