Criador do Siri está desenvolvendo "desktop cognitivo" do futuro

1 min de leitura
Imagem de: Criador do Siri está desenvolvendo "desktop cognitivo" do futuro

Anos atrás, a empresa SRI International ficou conhecida após vender os direitos de seu projeto mais ousado para a Apple. Estamos falando do Siri, que ficou muito famoso por permitir uma interação mais dinâmica entre usuários e aparelhos eletrônicos, sem que fosse necessário digitar nada ou mesmo realizar algum toque na tela dos iPhones. Agora, a empresa está trabalhando em algo ainda mais ousado.

Trata-se de um novo sistema chamado Bright, que pode permitir uma interação direta entre usuários e eletrônicos sem nem mesmo ser necessária a realização de comandos por voz. O software que está sendo desenvolvido pela SRI International permitirá que câmeras e outros sensores percebam as reações dos usuários quando estiverem nos computadores.

Isso significa que o sistema “cognitivo” seria capaz de entender o que chama mais a atenção dos usuários quando eles estão em frente ao computador — por rastreio dos olhos, toques e até mesmo movimento das mãos. Dessa forma, notificações que chamam pouco a atenção seriam escondidas e as que mais despertam a curiosidade poderiam ser levadas até uma parte mais visível das telas.

Qual a finalidade do sistema?

É preciso entender que esse sistema não será destinado aos consumidores domésticos em um primeiro momento. O grande foco da SRI International está em entender melhor as pessoas. Estudantes, por exemplo, poderiam ser analisados para que professores e pais soubessem quais são as reações deles em relação a diversas situações.

Além disso, empresas de segurança também poderiam identificar comportamentos suspeitos rapidamente e gerenciadores de TI poderiam saber o momento em que alguém vai fazer algo errado e disseminar vírus por redes inteiras — tudo isso pela forma como as pessoas se expressam em frente aos computadores.

Logicamente ainda estamos longe de algo tão profundo assim, mas é preciso dizer que a tecnologia está avançando. No futuro, é bem possível que tudo isso esteja presente no Bright e que qualquer pessoa possa ter o recurso casa. O que você acha desse tipo de tecnologia que realmente compreende os usuários?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.