Siri, a assistente virtual do iPhone, está estudando português

1 min de leitura
Imagem de: Siri, a assistente virtual do iPhone, está estudando português

Siri, finalmente, teria aprendido a falar português? (Fonte da imagem: Reprodução/MacMagazine)

A Siri foi apresentada junto do iPhone 4S como uma das grandes novidades do aparelho, que recentemente ganhou um sucessor, o iPhone 5. Como é de praxe nesse tipo de situação, o Brasil (e, nesse caso, qualquer outro país lusófono) foi deixado de lado, com a assistente virtual do iOS não reconhecendo o nosso idioma.

Entretanto, o panorama para quem tem um iPhone 4S, iPhone 5, iPad 3 ou iPod Touch de quinta geração, aparelhos com suporte à tecnologia, parece estar mudando. E sinal disso foi a sacada do MacMagazine ao analisar o manual do iPhone 5 brasileiro.

Enquanto as instruções do iPhone 4S (com iOS 5) vendido aqui recomendavam usar comandos em inglês para interagir com a Siri, o manual do iPhone 5 (iOS 6), homologado recentemente pela Anatel e que deve começar a ser vendido por aqui em breve, recomenda o uso de comandos de voz em português.

Pode se tratar apenas de uma tradução, mas é também muito provável que a tecnologia adquirida pela Apple em 2010 comece a suportar comandos de voz em português dentro de não muito tempo.

Observação

O TecMundo havia reproduzido a informação publicado no Gizmodo Brasil de que a Siri já estava "falando português" lá nos Estados Unidos. Entretanto, o vídeo publicado pela página, que você confere aí embaixo, mostra na verdade o sistema VoiceOver do aplicativo Mapas, que tem emite informações em português desde o iOS 3. Quem sacou o equívoco foi o pessoal do Blog do iPhone.

Fontes: Gizmodo Brasil, MacMagazine, Blog do iPhone

Atualizado às 17h35

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.