Disponível no iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV, a assistente de voz Siri pode finalmente chegar ao sistema Mac em 2016. Segundo o site 9to5Mac, a Apple está trabalhando em formas de incorporar a tecnologia à próxima geração do OS X, que deve surgir na forma de um ícone dedicado na barra de menus da plataforma.

Além de poder ser ativada com um toque do mouse, a novidade também deve ganhar recursos que a preparam para estar sempre atenta aos comandos do usuário. A janela do aplicativo deve ser exibida em um canto da tela com um fundo preto semitransparente que deve se assemelhar bastante com a encarnação mobile da Siri.

Caso a Apple realmente esteja preparando uma versão da assistente de voz para o OS X, devemos ver os primeiros relances desse trabalho durante a Worldwide Developers Conference, que acontece em junho deste ano.  Um Beta público deve acontecer entre junho e setembro, o que significa que podemos esperar pelo lançamento definitivo já no mês de outubro caso a companhia siga seu ciclo típico de lançamentos.

Segundo o 9to5 Mac mudanças nos planos da companhia são possíveis, embora um tanto improváveis. O site reporta que a organização está trabalhando na Siri para Mac desde 2012, ano em que o recurso passou a ser oferecido no iPhone 4S — embora o lançamento pareça um tanto “atrasado” sob determinado ponto de visto, é preciso notar que a companhia da Maçã só começou o software fora do iOS em 2015.

O que você espera da Siri no Mac OS X? Comente no Fórum do TecMundo