Ah, Japão! Sharp anuncia RoBoHon: celular que anda, fala e reconhece você

1 min de leitura
Imagem de: Ah, Japão! Sharp anuncia RoBoHon: celular que anda, fala e reconhece você

De uns tempos para cá, o smartphone tem se tornado o companheiro inseparável de muita gente. Mas será que o design sério demais da maioria dos aparelhos, com ângulos retos e poucas inovações visuais, não impede esses dispositivos de serem ainda mais pessoais? Pensando nisso, a Sharp resolveu dar um rostinho diferente ao item ao criar o RoBoHon, um robô que, além de fazer e receber ligações, anda, dança, fala com você e vem equipado com outros recursos que não se vê tão facilmente na categoria.

O brinquedinho anunciado pela companhia japonesa tem conectividade via WiFi e 4G, garantindo que ele não fique devendo nada aos produtos mais tradicionais. Uma tela de 2 polegadas na parte traseira, com a resolução humilde de 320x240 pixels, permite que o usuário possa checar configurações com rapidez. Esses elementos, porém, são uma mera formalidade, já que o destaque do equipamento é o seu formato humanoide e toda a sua simpatia na hora de interagir com as pessoas.

Para ficar mais íntimo do seu público, o RoBoHon usa um conjunto de câmera e microfone com tecnologias de reconhecimento facial e, a partir daí, direcionar mensagens, recados ou lembretes conforme o necessário – podendo pedir para uma pessoa específica sorrir antes de fazer uma foto. Um projetor posicionado no meio da testa do robô permite que vídeos ou galerias de imagens sejam reproduzidos em qualquer superfície plana, indo desde uma sessão de filmes na sala até uma ajuda na hora de preparar um prato mais difícil.

Ainda não há detalhes como especificações de hardware, sistema operacional ou valor, mas a Sharp já indicou que o gadget começa a ser vendido no Japão ainda no primeiro semestre de 2016. Embora o RoBoHon pareça ser bem útil e cheio de truques – além de dar um gostinho de sci-fi para o dia a dia –, fica difícil imaginá-lo substituindo os cada vez mais finos e leves smartphones. Ou será que carregar um trambolho de 19,5 centímetros de altura e quase 400 gramas por aí é tranquilo? É, esse parece ser o preço da tecnologia voltada à fofura, amigos.

Pronto para aposentar seu celular? Smartphone-robô é o dispositivo mais fofo do setor. Comente sobre o anúncio da Sharp no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.