10 serviços online para criar portfólio na internet

4 min de leitura
Imagem de: 10 serviços online para criar portfólio na internet

Se você está procurando um emprego e ainda não tem uma ideia clara de como fazer da internet uma boa aliada, saiba que existem serviços capazes de ajudá-lo muito bem nessa empreitada.

Além das redes sociais (como o Linkedin) feitas especificamente para a exposição de currículos, alguns sites também permitem que você divulgue seu portfólio — conjunto de materiais que mostra o resultado real dos seus trabalhos e reafirma ao empregador os motivos pelos quais você deveria ser contratado —, aumentando suas chances de conseguir um bom emprego.

Mas a melhor parte é que esse tipo de serviço ainda permite que a divulgação seja feita com estilo e sem que você tenha que pagar nada por isso. Confira abaixo 10 boas opções para hospedar o seu portfólio online gratuitamente e escolha qual atenderia melhor os seus objetivos.

1 - Kawek

O site, em português, permite cadastrar até 30 álbuns, cada um com capacidade para 20 imagens, materiais em Flash ou vídeos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kawek)
Com este portfólio online, além de publicar os trabalhos é possível escrever sobre eles, personalizar sua página (definindo as cores, editando o plano de fundo, organizando a diagramação dos itens etc.) e obter estatísticas com a sua conta Google Analytics.

2 - Wix

Além de disponibilizar em vídeo um passo a passo de como criar a sua página, este site tem como grande aliado o “Editor Grátis Wix”, que permite montar portfólios de maneira simples e com praticidade.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wix)
Também é possível construir galerias, adicionar quantas páginas você quiser, fazer upload de fotos do seu computador — que servirão como plano de fundo do template — e utilizar páginas pré-fabricadas para facilitar todo o processo.

Caso você esteja disposto a realmente investir no seu portfólio, há ainda a versão paga do Wix, denominada “Premium”, para aprimorar os serviços oferecidos. O site está em português, mas também atende a outros seis idiomas — como inglês, espanhol, italiano e francês.

3 - Carbonmade

Na lista dos mais conhecidos, o Carbonmade possui cerca de 480 mil portfólios registrados e permite que você defina o seu URL: “seu nome.carbonmade.com”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Carbonmade)
Na versão gratuita deste site, que se apresenta apenas em inglês, você tem direito a publicar 35 imagens em seu portfólio, além de poder personalizá-lo modificando cores e fontes.

4 - Coroflot

Através do Coroflot, você pode divulgar seu portfólio e, de quebra, ficar atento e se candidatar a vagas de emprego. Ele também permite ver a quantidade de visitas no seu perfil e nos trabalhos, além de possuir um número ilimitado de uploads de arquivos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Coroflot)
Este site — disponível apenas em inglês — funciona como uma comunidade, em que você pode compartilhar suas conexões e seus materiais com os outros integrantes, além de obter anúncios de empregos adequados ao seu perfil via email.

5 - Dribbble

O Dribbble é uma plataforma para que seus trabalhos sejam apresentados a partir de screenshots. Com ele, os visitantes podem postar comentários sobre os materiais expostos, além de “curtir” e twittar sobre o trabalho.

(Fonte da imagem: Reprodução/Dribbble)
A navegação pelo Dribbble torna-se ainda mais interessante pelo fato de os materiais possuírem tags, além de serem caracterizados por cores específicas.

6 - Behance

Os desenvolvedores do Behance alegam que o site adquire uma circulação de visitantes 15 vezes maior que outros domínios. Ele permite publicar textos, imagens, áudio e vídeos, transformando o seu portfólio em uma galeria online.

 (Fonte da imagem: Reprodução/Behance)
Entre as vantagens fornecidas, destaca-se o fato de o site permitir uma melhor visualização de projetos visuais que outros portfólios online.

7 - Worksimple

Funcionando quase como uma rede social, o Worksimple permite que você divida — além do portfólio, detalhando cada trabalho — seus objetivos profissionais e o foco da sua carreira.

(Fonte da imagem: Reprodução/Worksimple)
Com isso, o site pode ajudá-lo a obter reconhecimentos pelo seu trabalho e melhorar sua reputação profissional, apresentando aos seus seguidores suas conquistas e contribuições.

8 - DeviantArt

Com muitos usuários, o DeviantArt é uma boa ferramenta para designers, arquitetos e demais profissionais que utilizam a junção “criatividade + imagem” para crescer profissionalmente.

(Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)
O site se considera a maior comunidade mundial de arte online, apresentando 197 milhões de peças e contando com mais de 20 milhões de artistas e apreciadores de arte registrados. Em outras palavras: um serviço bastante conhecido e útil para divulgação de trabalhos artísticos.

9 - Krop

O Krop permite organizar um portfólio online a partir de modelos pré-definidos, além de dar a opção de adicionar um currículo à página.

(Fonte da imagem: Reprodução/Krop)
O site alega que muitas marcas usam o seu banco de dados para procurar talentos criativos. Assim, quando um portfólio é criado, além de funcionar como um site independente, ele também é automaticamente incluso nos dados de pesquisa dos empregadores que acessam o Krop.

10 - Flickr

Muitos podem vê-lo apenas como um site para publicação de fotos, mas o Flickr também pode ser uma boa forma de divulgar trabalhos, basicamente os que envolvam imagens — como peças publicitárias, logos, ilustrações, entre outros.

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr)
Assim, muitos profissionais aproveitam o reconhecimento do site para apresentar projetos aos vários visitantes e usuários que o Flickr possui, visando alavancar a carreira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.