Cientistas criam pele inteligente para aviões capaz de sentir danos

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam pele inteligente para aviões capaz de sentir danos
Imagem: BAE Systems

Engenheiros da empresa BAE Systems estão trabalhando em um conceito bastante interessante para ser utilizado nas aeronaves. Apelidada de smart skin (“pele inteligente”, em português), a tecnologia consiste em revestir esses veículos com milhares de microssensores; estes, por sua vez, serão capazes de captar a velocidade do vento, a temperatura externa e, principalmente, qualquer esforço sofrido pela estrutura. Tudo isso com enorme precisão.

Além de poder substituir muitos dos sensores atualmente utilizados por aviões (e ao mesmo tempo trazer isso com maior precisão), a smart skin seria capaz de detectar qualquer problema da estrutura do veículo com muito mais facilidade. Graças a isso teríamos não apenas um aumento no nível de segurança dos aviões como também uma diminuição nos custos de manutenção, visto que as checagens regulares seriam menos necessárias.

Quanto à aplicação, tudo indica que ela seria extremamente simples. Os sensores em si podem ser tão pequenos quanto grãos de poeira, com menos de 1 mm², ao ponto de a empresa estar estudando sua aplicação na forma de um spray. Para fazer tudo funcionar, seria preciso uma fonte de energia externa, é claro, além de um software preparado para lidar com as informações. Já os dados em si seriam transmitidos da mesma maneira como nossa pele envia sinais ao nosso próprio cérebro (daí o nome de “pele inteligente”).

Não apenas para aviões

Algo que também chama a atenção nas informações trazidas pela BAE Systems é que, devido à maneira simples como o mecanismo funciona, a tecnologia não precisa se resumir a grandes veículos, muito menos a aviões, apenas. Visto que a tecnologia seria um revestimento, e não uma substituição de toda a estrutura, seria possível colocar a smart skin facilmente em qualquer carro, por exemplo.

Por mais impressionante que seja a ideia, infelizmente não há qualquer informação prevendo seu lançamento oficial no mercado. Além disso, ainda estamos falando de um conceito, o que indica que o projeto está em seus estágios iniciais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.